Cultura

Pesquisa sobre hábitos culturais nas capitais revela desafios e oportunidades para o setor

Estudo foi realizado com apoio da Lei Rouanet e traça panorama do consumo cultural nas 27 capitais brasileiras

Agência Gov | via MinC
04/02/2025 13:57
Pesquisa sobre hábitos culturais nas capitais revela desafios e oportunidades para o setor

A maior pesquisa quantitativa já realizada sobre hábitos culturais nas capitais brasileiras foi lançada nesta segunda-feira (3), no Itaú Cultural, em São Paulo, com a participação do secretário-executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares. O estudo, conduzido pelo JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, ouviu 19,5 mil pessoas com idade acima de 16 anos entre fevereiro e maio de 2024.

A coleta de dados, feita pelo Instituto Datafolha, oferece uma visão detalhada do acesso à cultura no país, destacando avanços, desigualdades e oportunidades para o setor. Márcio Tavares destacou a importância da pesquisa. “É um orgulho ver um material de tanta qualidade sendo feito com o apoio da Lei Rouanet, um instrumento tão essencial para fomentar políticas culturais e gerar conhecimento sobre nosso campo”, afirmou.

O estudo comparativo entre 2017 e 2024 aponta queda no consumo de quase todas as atividades culturais, com exceção dos jogos eletrônicos, que cresceram significativamente. A pandemia de covid-19 é apontada como um dos principais fatores para essa redução, afetando especialmente homens, indígenas e pardos. Muitas pessoas adotaram hábitos domésticos, como leitura de livros (62%) e jogos eletrônicos (51%), que não exigem deslocamento. A perda de renda em diversos setores da sociedade contribuiu para a diminuição no acesso a atividades culturais.

“Fica claro que o impacto da pandemia é decisivo nessa reconstrução, onde a curva menos caiu, está muito relacionado ao que se consome de forma doméstica e aquilo que não foi impactado numa eventual mudança de comportamento da sociedade”, ressalta o secretário.

Márcio Tavares destacou a importância de usar os dados da pesquisa para guiar políticas públicas e levantou a possibilidade de ampliar a pesquisa para cidades médias, onde o acesso à cultura é ainda mais restrito e garantir a periodicidade do estudo, realizando-o a cada dois anos.

“A pesquisa é muito importante para orientar as nossas políticas públicas e para entender o conjunto dessas iniciativas e onde a gente precisa atuar, com mais força”.

As atividades pesquisadas são: Livros, games, cinema, sites históricos, shows ao vivo, festivais tradicionais, museus, bibliotecas, teatro, dança, circo, concertos, encontros literários e feiras do livro.

Escolaridade, renda, localização, questões de gênero e raça são os principais fatores associados aos resultados da pesquisa sobre cultura.

Participaram do lançamento Eduardo Saron, diretor da Fundação Itaú; Luciana Gondim, gerente de investimento cultural e diretora Executiva do Instituto Vale; e Marília Marton, secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

Confira a pesquisa completa aqui .

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