Lula e lideranças do Xingu discutem segurança alimentar e mudanças climáticas
Temas pertinentes ao TI do Xingu, como fortalecimento das culturas e da identidade xinguanas, segurança alimentar e mudanças climáticas foram debatidos no encontro

Nesta quarta-feira (20/2), o presidente Lula recebeu lideranças do Território Indígena do Xingu em uma reunião no Palácio da Alvorada. Participaram o Cacique Tapi Yawalapiti, Anuiá Yawalapiti (Coordenador do Pontão de Culturas Indígenas), Lappa Yawalapiti (Coordenador do Pontão de Culturas Indígenas) e Juliano George Basso (Coordenador da Aldeia Multiétnica).
Na ocasião foram discutidos temas pertinentes ao TI do Xingu, como segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas e da identidade xinguanas. Dezesseis etnias indígenas habitam o território, localizado no estado do Mato Grosso: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.
O presidente se comprometeu em visitar o Território Xingu ainda este ano, para aprofundar as discussões e encaminhar medidas importantes para os povos indígenas. Na ocasião, também visitará o Cacique Raoni Metuktire, para prestar homenagens ao importante líder Kayapó, reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte