Presidente Lula participa do lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá
O túnel será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina e tem investimento previsto de R$ 6 bilhões pelo Novo PAC. Evento também terá anúncios para mobilidade no estado de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira (27/2), do lançamento do edital para construção do Túnel Santos-Guarujá, considerado um marco na infraestrutura nacional e uma das principais obras do Novo PAC. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel garante maior eficiência logística à Baixada Santista.
A cerimônia será no Parque Valongo, no Porto de Santos, e contará com a presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), além de representantes do Governo de São Paulo e de autoridades locais.
OUTROS INVESTIMENTOS - No evento, também está previsto o anúncio de um financiamento de R$ 2,4 bilhões do BNDES para a fase 1 da Linha 2 - Verde do metrô de São Paulo, além da celebração do Acordo de Recuperação Definitiva do Fundo de Pensão Portus e a renovação do Convênio de Delegação do Porto de São Sebastião.
TÚNEL – O túnel entre Santos e o Guarujá será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina. Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros imersos –, a obra contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
FLUXO - Diariamente, 78 mil pessoas passam pela ligação entre Santos e Guarujá e cerca de 2 milhões de pessoas pelas nove cidades da Baixada Santista — considerando a travessia pela balsa e a ligação rodoviária. O tempo de travessia pela balsa atualmente vai de 20 minutos a duas horas, a depender de dia e horário, e o local forma filas constantes. Com a construção do túnel, o trajeto por via rodoviária vai durar menos de dois minutos.
HISTÓRICO - Debatido e esperado pelos moradores da região desde o início do século passado, o túnel foi a solução escolhida porque uma opção por meio de pontes ficaria inviável diante da altura crescente dos navios que percorrem e atracam no principal porto do país. A opção de engenharia será por um método pré-moldado, com blocos de concreto afundados, uma técnica especializada e nunca antes usada na América Latina. A partir do início das obras, previsto para 2026, serão cerca de cinco anos para finalização.
21 METROS - “É uma discussão centenária o projeto do túnel. A solução foi amplamente debatida pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual. Temos exemplos de outros países, como Alemanha, Holanda e China. No caso do Estuário de Santos, é a melhor solução. O túnel vai estar submerso a 21 metros, e atualmente o calado dos navios que passam por ali tem 15 metros”, afirmou Alex Ávila, secretário nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos.
METRÔ — O evento também marca o anúncio de financiamento de R$ 2,4 bilhões pelo BNDES para expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo (Fase 1). O financiamento apoiará as obras civis para ampliar a linha que, atualmente, liga Vila Madalena à Vila Prudente, e que será prolongada por 8,3 km no trecho entre as estações de Vila Prudente (existente) e Penha (nova). Serão oito novas estações e previsão de integração com a Linha 3-Vermelha e a Linha 11-Coral.
FUNDO DE PENSÃO — Outro destaque será a assinatura de um acordo extrajudicial coletivo entre as autoridades portuárias patrocinadoras e o Instituto Portus, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O acordo, que envolve valores em litígio de R$ 5 bilhões, representa um avanço para a garantia de direitos trabalhistas, beneficiando pensionistas e reduzindo passivos das Administrações Portuárias. Também será assinada a renovação antecipada da delegação do Porto Organizado de São Sebastião por mais 25 anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte