Defesa

Queda de avião em São Paulo: o que diz a Aeronáutica sobre investigação

Em comunicado, FAB informa ter concluído Ação Inicial. Elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores e a área encontra-se liberada

Agência Gov | com FAB e Agência Brasil
07/02/2025 17:02
Queda de avião em São Paulo: o que diz a Aeronáutica sobre investigação
Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma equipe da Polícia Científica continua o trabalho de perícia, em conjunto com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), para apurar mais detalhes sobre as circunstâncias da queda de um avião no bairro da Barra Funda, capital paulista. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (7/2 ).Duas pessoas morreram e outras duas foram socorridas com ferimentos.

O advogado gaúcho Márcio Carpena, postou em suas redes sociais imagens de sua aeronave taxiando na pista do Campo de Marte e ao lado do piloto Gustavo Medeiros, pouco antes da decolagem, registrada às 7h16, três minutos antes da queda. 

O Aeroporto Campo de Marte, de onde o avião decolou, informou que a aeronave era um bimotor de pequeno porte - King Air - prefixo PS-FEM. “A torre de controle perdeu o contato com a aeronave às 7h16, minutos após a decolagem”, disse a assessoria.

A aeronave, quando já estava sem controle, colidiu em uma árvore ou cabo de energia. Após a batida, a base do avião raspou no asfalto e, imediatamente, explodiu, levantando uma fumaça densa e escura. A poucos metros do local onde o avião se chocou contra o solo, havia diversos veículos parados em um semáforo.

O tráfego na região foi liberado pelo Cenipa, após conclusão da fase inicial das investigações.

Pouco restou da aeronave, que acabou quase totalmente consumida pelas chamas. Apenas uma fração da parte dianteira resistiu ao acidente. O ônibus atingido teve a traseira e seu interior bastante danificados pelo fogo e ficou repleto de fuligem. O veículo pertence à Viação Santa Brígida e fazia a linha 8.500-10, no trecho entre os terminais Barra Funda e Pirituba.

Comunicado da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, na tarde desta sexta-feira (7/2), foi finalizada a Ação Inicial envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, na Barra Funda (SP), pelos investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

A investigação dessa ocorrência aeronáutica continua, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes.

O Cenipa informa ainda que, com a conclusão da Ação Inicial, os elementos essenciais para análise da investigação foram removidos pelos investigadores e a área encontra-se liberada pelo Centro.

Quanto à remoção dos demais destroços e bens transportados, o artigo 88-Q do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) estabelece que a responsabilidade pela retirada cabe ao explorador da aeronave. Além disso, de acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-13, item 4.5.2, após a liberação do Investigador-Encarregado do Cenipa e do responsável pela investigação policial, a remoção e higienização do local serão de responsabilidade do operador ou proprietário da aeronave. Essa medida tem como objetivo prevenir danos ao meio ambiente, à segurança, à saúde, ou à propriedade de terceiros e à coletividade.

Acompanhe a investigação

Em breve, a ocorrência poderá ser consultada por meio do Painel Sipaer, disponível no site do Cenipa ou pelo link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br/. No Painel Sipaer, clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.

O Cenipa destaca também que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA)

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Quando concluída, o relatório final será publicado no site do Cenipa.

O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.

Sobre a Ação Inicial de uma ocorrência aeronáutica – É a atividade que envolve o uso de técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado, responsável pela coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações essenciais para a investigação.

Sobre o Painel Sipaer

Desenvolvido pelo Cenipa, o Painel Sipaer é uma plataforma online, atualizada diariamente, que oferece acesso a dados sobre as ocorrências na aviação civil brasileira. Apresenta, ainda, informações em gráficos e tabelas que podem ser pesquisadas pelos usuários conforme os filtros de pesquisa aplicados. Além disso, possibilita a visualização dos históricos das ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos por meio do menu “Panorama” e consultas às Recomendações de Segurança já emitidas pelo Centro. Os usuários também podem acompanhar o andamento de uma investigação ao digitar a matrícula da aeronave, a data ou o Estado em “Ocorrências”. Para essas e outras informações, visite o Painel Sipaer por meio do site do Cenipa ou clique no link: https://painelsipaer.cenipa.fab.mil.br.

Mais informações sobre os trabalhos do Cenipa

Site oficial

https://www2.fab.mil.br/cenipa/

Entenda o que é uma investigação de acidente aeronáutico:
http://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/investigacoes

Assista a entrevista com o Chefe do Cenipa
https:/no/www.fab.mil.br/noticias/mostra/43099

Descubra a importância do Labdata
https://www2.fab.mil.br/cenipa/index.php/ultimas-noticias/1765

Leia notícia sobre o tema
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/31718

 


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