Rede de Alimentação Escolar Sustentável adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Sob a secretaria-executiva da FAO e o apoio do FNDE, a Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes) busca levar segurança alimentar em escolas de 17 países da América Latina e Caribe

A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (Raes) tornou-se o mais novo membro da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com a adesão oficializada na primeira semana de fevereiro deste ano. A incorporação da Raes à Aliança representa uma contribuição do governo do Brasil, da FAO e dos 17 países membros da Rede para fortalecer a agenda da alimentação escolar na região.
A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza foi lançada em novembro de 2024, durante a cúpula do G-20 no Brasil, com o objetivo de apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, reduzir desigualdades e promover transições sustentáveis, inclusivas e justas.
A Raes comprometeu-se a fortalecer o pilar do conhecimento dentro da Aliança, com base em sua experiência desde 2018 no assessoramento técnico a países da América Latina e do Caribe, especialmente na consolidação e fortalecimento dos programas de alimentação escolar. Atualmente, esses programas beneficiam mais de 80 milhões de estudantes latino-americanos e caribenhos.
A Rede é uma iniciativa de cooperação Sul-Sul na alimentação escolar, impulsionada pelo Governo do Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, com o apoio da secretaria executiva da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Atualmente, a Rede é composta por 17 países da região e atua de forma conjunta para fortalecer e consolidar os programas de alimentação escolar sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada. Os países membros são: Belice, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, Suriname e Uruguai.
O principal objetivo da Raes tem sido disponibilizar conhecimentos que contribuam para a melhoria dos programas de alimentação escolar, garantindo sua sustentabilidade no tempo. Atualmente, a Rede trabalha na construção de uma agenda regional de alimentação escolar com os países membros, a fim de definir prioridades regionais por meio de eventos virtuais e/ou presenciais.
Entre as ações já desenvolvidas pela Raes estão: a criação de um espaço permanente de diálogo, o intercâmbio de experiências e informações, a promoção de uma gestão regional colaborativa, o desenvolvimento de estratégias e inovações, além da construção coletiva de conhecimento em nível regional. Essas ações orientam os avanços nacionais e fortalecem os atores locais.
A Raes disponibiliza aos países uma plataforma regional de conhecimento para o intercâmbio de informações sobre os programas de alimentação escolar: www.redraes.org .
Com informações da FAO
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte