Participação Social

Secretaria-Geral promove jornada de formação e integração em participação social

Consultores e consultoras de todo o país vão atuar no suporte aos Fóruns de Participação Social nos estados

Agência Gov | Via Secretaria-Geral/PR
21/02/2025 17:15
Secretaria-Geral promove jornada de formação e integração em participação social
Divulgação/SGPR

O primeiro encontro da Jornada de Formação e Integração de Consultores e Consultoras que irão atuar junto aos fóruns de participação social nos estados e no Distrito Federal reuniu integrantes de todo o país em Brasília. O programa prevê três dias de atividades lideradas pela Secretaria Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os consultores(as) vão dar suporte técnico e metodológico para os fóruns de participação social criados para contribuir na implantação do Programa de Participação Social e Educação Popular nos Territórios. A iniciativa está prevista em projeto de cooperação técnica internacional firmado com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), de fortalecimento institucional e inovação das ações e programas da Secretaria Nacional de Participação Social.

A apresentação dos participantes mostrou a diversidade do grupo, de trajetória, de gênero, racial, territorial, etária, religiosa, étnica, cultural, acadêmica, LGBTQIA+, e de pessoas com deficiência. 

Na atividade de formação e integração, os participantes apontaram os desafios para os fóruns de participação social nos territórios em que irão atuar: Valorizar os movimentos sociais respeitando a autonomia, contagiar as pessoas para participarem de forma permanente, fortalecer a interação das pessoas, aproximar as políticas dos sujeitos, implementar a política de participação social de forma efetiva, construir participação social no território, fortalecer laços para chegar no conjunto, enfrentar a onda de conservadorismo, conviver com o medo da violência que impede a circulação das pessoas nos territórios tomados pela criminalidade, transpor as barreiras da sociedade patriarcal capitalista, reavivar o verbo esperançar, dialogar com pessoas que ainda não dialogam, estar nos conselhos e conferências, conseguir interação e integração entre ações do governo, comunicar as ações do governo, construir educação popular junto ao que já existe, levar o trabalho a territórios de difícil acesso.

O secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, disse que o trabalho dos fóruns de participação social deve avançar na integração da participação social com as políticas públicas nos territórios. Os consultores(as) vão participar de ações para integrar políticas públicas do governo federal, algumas presentes no mesmo território, como o Bolsa Família, os Pontos de Cultura, o SUS, o SUAS, o Minha Casa Minha Vida, o Pé de Meia, entre outras.

“O que muda a vida das pessoas e o que gera consciência é a participação social associada à educação Popular. Dependendo da qualidade da participação e da efetividade dessa participação, as pessoas se animam mais ou menos em participar. Nós precisamos promover participação social e educação popular em cada política e hoje isso não é uma realidade. Esse programa é para que a gente possa partir de algumas experiências e boas práticas que estão presentes em várias políticas públicas do governo federal para partir delas”, afirmou.

Link: https://www.gov.br/secretariageral/pt-br/secretaria-geral-promove-jornada-de-formacao-e-integracao-em-participacao-social
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte