Wellington Dias destaca papel do programa Agroamigo para redução da fome e da pobreza
Ministro participou, em Teresina (PI), da comemoração dos 20 anos do Agroamigo, programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou, nesta sexta-feira (07.02), da solenidade em comemoração aos 20 anos do Agroamigo, programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Teresina (PI). Ao lado do presidente do BNB, Paulo Câmara, e do governador do Piauí, Rafael Fonteles, o ministro ressaltou os avanços da economia no país, com foco no setor rural, onde o Agroamigo atua.
No evento, citando a parceria com o MDS, o ministro destacou o aumento de investimentos no campo pelo Governo Federal como fator determinante para aumento da renda das famílias. “Isso é possível a partir da integração do social com o econômico. O social como parte do desenvolvimento econômico, no Piauí, no Nordeste e no Brasil”, pontuou.
O titular do MDS lembrou os mais de 24 milhões de brasileiros que saíram da insegurança alimentar em 2023, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É preciso uma mão amiga para sair da pobreza e o trabalho que vocês fazem no Agroamigo e BNB permitiu com que a gente fizesse da nossa região a que mais reduziu fome, miséria e pobreza ”, acrescentou o ministro.
Já o presidente do BNB, Paulo Câmara, enfatizou a importância e os benefícios do programa. “Dá destaque à agricultura familiar e tem números impactantes, está fazendo diferença na vida das pessoas”, afirmou.
O governador do estado, Rafael Fonteles, também enalteceu os resultados do programa. “Estamos aqui para comemorar os 20 anos desse programa essencial. Em 2024, houve cerca de R$ 1 bilhão em crédito subsidiado para a agricultura familiar, com mais de 90 mil operações realizadas”, celebrou.
Por MDS
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte