Brasil envia sementes tradicionais ao Banco Global de Sementes de Svalbard na Noruega
Localizado no Ártico, o Banco de Svalbard, apelidado de “Arca de Noé dos Vegetais”, armazena mais de 1,3 milhão de amostras provenientes de 6.297 espécies diferentes

Com o respaldo do projeto BOLD (Biodiversity for Opportunities, Livelihoods and Development) da Crop Trust, dedicado à preservação da biodiversidade agrícola, 1.351 amostras de arroz e 1.350 de feijão da Embrapa foram enviadas ao Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega.
Elcio Guimarães, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão liderou pessoalmente a entrega, reforçando o compromisso brasileiro com a conservação da biodiversidade genética.
Localizado no Ártico, o Banco de Svalbard, apelidado de “Arca de Noé dos Vegetais”, armazena mais de 1,3 milhão de amostras provenientes de 6.297 espécies diferentes.
Desde 2012, o Brasil contribuiu com mais de 8.125 mil sementes de amostras, se consolidando como um dos principais parceiros da iniciativa global.
A operação contou com o suporte estratégico do projeto BOLD, que financiou os custos e viabilizou a logística do envio: "Foi uma experiência única e um marco na preservação da biodiversidade agrícola brasileira", destacou Elcio Guimarães ao entregar as sementes no cofre norueguês.
A parceria entre ciência, agricultura familiar e instituições internacionais como a Crop Trust sublinha a relevância da iniciativa para proteger a biodiversidade e garantir a segurança alimentar global. O projeto BOLD reforça o compromisso do Brasil em salvaguardar o patrimônio genético agrícola, assegurando um futuro sustentável.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte