Tecnologia

Computadores para a Inclusão: indígenas, quilombolas e PCDs celebram formação

Turmas de estudantes de curso oferecido por meio de programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações, receberam certificados na última sexta-feira (28)

Agência Gov | Via MCom
07/03/2025 13:19
Computadores para a Inclusão: indígenas, quilombolas e PCDs celebram formação
Divulgação
O curso promove a inclusão digital ao dar chance maior para as pessoas no mercado de trabalho

Duas turmas de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e com deficiência (PCDs) receberam, nesta sexta-feira (28/3), o certificado de formação no curso de informática básica em Barreirinhas, no Amazonas.

O curso faz parte do programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações. Em 2024, a pasta doou dez máquinas para a criação de um laboratório de informática na localidade, que tem cerca de 30 mil habitantes.

“Essas formações representam o ápice do programa: que é levar inclusão digital a todos os cantos do país. O governo precisa atuar, cada vez mais, com políticas públicas em áreas remotas do Brasil, para que todos tenham acesso aos serviços básicos e possam se capacitar para o mercado de trabalho”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O laboratório de informática de Barreirinhas (AM) foi criado em parceria o Instituto Descarte Correto, onde funciona o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC/AM).

Segundo Willison Butel, coordenador do local, o curso promove a inclusão digital de forma significativa ao dar chance maior para as pessoas no mercado de trabalho.

“São mais de 100 alunos que já fizeram o curso de informática básica e aptos ao mercado de trabalho. Agora vamos dar o curso de informática avançada. Só tenho a agradecer ao presidente Lula pelos computadores que recebemos. Agora temos uma sala e atendemos 40 alunos por turma”, contou Will.

A aluna Hilaryi da Silva é uma das jovens formadas em informática básica. Segundo ela, as chances de conseguir emprego no futuro são maiores com a experiência do que aprendeu no curso.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. Vai me ajudar muito no mercado de trabalho. Eu já trabalho num escritório de contabilidade e esse curso vai me abrir ainda mais portas”, celebrou Hilari.

Sobre o programa

O programa tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos.

São nos CRCs que alunos aprendem, na prática, a informática básica, intermediária e avançada; manutenção e recondicionamento de computadores; montagem; desenvolvimento e programação; software e empreendedorismo; e mídias digitais.

Qualquer pessoa pode se matricular nos cursos gratuitos do Ministério das Comunicações. Ao final do ensino, os alunos recebem os diplomas em uma cerimônia de formatura. As inscrições são feitas presencialmente nos Centros de Recondicionamentos de Computadores (CRCs). É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência.

Para mais informações, acessar o site:
https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/computadores-para-inclusao-1

 

Link: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2025/marco/estudantes-indigenas-quilombolas-e-pcds-celebram-formacao-em-informatica-basica-2
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte