Meio ambiente

ICMBio esclarece desdobramentos acerca dos acontecimentos envolvendo a morte de um turista no Corcovado

Um turista foi vítima de morte súbita nas escadarias do Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. O ocorreu no último domingo (16/3)

Agência Gov | Via ICMBio
19/03/2025 16:28
ICMBio esclarece desdobramentos acerca dos acontecimentos envolvendo a morte de um turista no Corcovado

No último domingo (16/3), um turista foi vítima de morte súbita nas escadarias do Corcovado, localizado no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. O caso, amplamente repercutido na imprensa, gerou questionamentos sobre as responsabilidades e obrigações dos órgãos envolvidos na gestão do local. 

Diante dos acontecimentos, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e responsável pela administração do Parque Nacional da Tijuca, esclarece que a implementação, manutenção e funcionamento do Pronto Socorro no Alto Corcovado são de responsabilidade da concessionária Trem do Corcovado. 
 
O contrato firmado entre o ICMBio e a concessionária, vigente desde 2014 por um período de 20 anos, determina que o posto de atendimento emergencial deve permanecer em funcionamento durante todo o horário de visitação, com uma equipe mínima de dois socorristas. 

O ICMBio está conduzindo uma apuração rigorosa sobre as circunstâncias do ocorrido e solicitou à concessionária as imagens do momento do incidente. O material será encaminhado para compor o inquérito policial instaurado pela Polícia Civil. 

Como medida adicional para garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos visitantes, será contratado, pelo Instituto Chico Mendes, um serviço de ambulância que ficará de plantão no Alto Corcovado durante todo o período de visitação. 

Além disso, o Instituto destaca que possui um projeto aprovado para realizar adequações e melhorias na acessibilidade do Alto Corcovado. Essa iniciativa faz parte de um investimento de R$ 75 milhões voltado à modernização da infraestrutura do Corcovado e de outras áreas do Parque Nacional da Tijuca, conforme anunciado em dezembro de 2024.  

Sobre a concessão de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação federais, como ocorre no Corcovado, tais contratos têm o objetivo de promover melhorias na infraestrutura e nos serviços oferecidos aos visitantes por meio da atração de investimentos privados. Modelos semelhantes são adotados em outras unidades de conservação federais, com responsabilidades bem definidas entre as partes envolvidas. 

O Instituto Chico Mendes lamenta o falecimento de Jorge Alex Duarte e expressa solidariedade aos familiares e amigos da vítima. Ainda, o Instituto reitera seu compromisso em colaborar com as investigações e fornecer os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes. 

 

Link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/instituto-chico-mendes-esclarece-responsabilidades-e-desdobramentos-acerca-dos-acontecimentos-envolvendo-a-morte-de-um-turista-no-corcovado
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte