Mais 8.850 famílias rurais terão assistência técnica e extensão rural do Governo Federal
Anater lançou chamada para contratar parceiras nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou chamada pública para selecionar entidades que atuarão no programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), beneficiando 8.850 famílias das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O Governo Federal está investindo R$ 31 milhões no Programa de ATER Bem Viver Centro-Oeste, Sul e Sudeste, cujas atividades se estenderão durante 15 meses.
O envio das propostas pelas entidades credenciadas interessadas em participar vai de 15 de abril de 2025 até as 23h59min do dia 28 de abril de 2025, pelo Sistema de Gestão de ATER (SGA), no site da Anater. Se não houver pedido de impugnação, o envio de propostas poderá começar no dia 08 de abril.
Serão beneficiados agricultores e agricultoras familiares rurais, urbanos e periurbanos, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados e assentadas da reforma agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que desenvolvam atividades agrícolas e não agrícolas.
As 8.850 famílias agricultoras serão distribuídas em 25 lotes, sendo 2.150 famílias na Região Centro-Oeste (6 lotes), 4.250 famílias na Região Sudeste (12 lotes) e 2.450 famílias na Região Sul (7 lotes). Cada entidade credenciada na Anater pode concorrer a até dois lotes, apresentando uma proposta para cada lote. A interessada deve inserir todos os documentos exigidos no Sistema de Gestão de ATER (SGA)/Anater. Acesse o edital da chamada pública número 001/2025 . Serão realizadas oficinas para apresentar o edital (15/04) e para sanar dúvidas (22/04).
Objetivos
O programa Bem Viver Semiárido se propõe a desenvolver estratégias para acesso dos agricultores e agricultoras ao mercado convencional e ao mercado institucional, geração de renda, ampliação da produção, melhoria da produtividade e estímulo à permanência de jovens e mulheres no campo.
Agroecologia
Os programas de ATER do Governo Federal têm como base os planos e políticas nacionais de promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, de Agroecologia e Produção Orgânica e Produção de Alimentos Saudáveis, bem como está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental.
Equidade
As chamadas públicas determinam que 50% do público beneficiário sejam mulheres e 20% sejam jovens. Da mesma forma, metade das equipes contratadas deve ser composta por mulheres. Atualmente, a Anater está executando 5 chamadas públicas de ATER que alcançam cerca de 27 mil famílias em todas as regiões do Brasil: ATER Mulheres Rurais, Bem Viver Pampa, Bem Viver Semiárido, Bolsa Verde e Florestas Produtivas, estes dois em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima.
Por: Sizan Luis Esberci / Assessoria de Comunicação da Anater/MDA
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte