MDS recebe reivindicações do Movimento dos Pequenos Agricultores
Grupo apresentou para a Sesan uma pauta voltada à valorização do papel da mulher nas políticas de SAN

Nesta sexta-feira (14/3), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) recebeu um grupo de representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O objetivo da agenda foi dialogar sobre o papel das mulheres na produção de alimentos, no abastecimento popular e nas ações contra a fome.
No encontro, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, juntamente com a representante da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Gabinete do MDS, Erika Odara, fizeram uma explanação das políticas públicas e demais iniciativas da pasta.
Os representantes do MPA estão cumprindo uma intensa jornada em Brasília, no contexto das celebrações do “8M – Dia Internacional das Mulheres”. As pautas apontam para as seguintes prioridades: combate às violências de gênero e a superação da crise climática e combate à fome.
Durante a reunião, representantes do movimento reconheceram a importância das políticas desenvolvidas pelo MDS, em especial aquelas conduzidas pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS) e reforçaram a expectativa do Movimento de que o apoio seja cada vez mais efetivo nessa direção.
Em nível nacional, o MPA destacou ações que gostariam que fossem apoiadas. Entre elas, “Pas e Paz”, que faz a defesa de um programa de alimentos saudáveis e o fortalecimento da Missão Josué de Castro, que reúne 15 organizações populares. No que se refere às ações do MDS, destacaram o acesso à política dos quintais produtivos, ampliação dos valores do repasse das cozinhas solidárias e a ampliação do Programa Cisternas, sobretudo na região Amazônica.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte