Cultura

Preservação do patrimônio público e dos bens culturais brasileiros é destaque da Voz do Brasil

Programa desta terça (25) recebe o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, para entrevista ao vivo, a partir das 19h

Agência Gov
25/03/2025 16:40
Preservação do patrimônio público e dos bens culturais brasileiros é destaque da Voz do Brasil
Valter Campanato/Agência Brasil
Programa vai ao ar a partir das 19h, no Canal Gov

Proteger e promover os bens culturais brasileiros, preservando o patrimônio, tanto material, quanto imaterial, faz parte do trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para detalhar as ações realizadas pelo instituto, o programa A Voz do Brasil desta terça-feira (25/3), recebe o presidente do Iphan, Leandro Grass, para entrevista ao vivo, a partir das 19h.

Dentre as ações que o Iphan vem desenvolvendo, está a restauração da Igreja de São Francisco, em Salvador (Bahia), que perdeu parte do seu teto no dia 5 de fevereiro. Ainda em fevereiro, o instituto reuniu uma força-tarefa para atuar junto à sua superintendência na Bahia. Cerca de 140 imóveis foram vistoriados na capital baiana e um contrato de R$ 1,3 milhão foi assinado para obras emergenciais na Igreja de São Francisco.

O Iphan está atuando, ainda, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Prefeitura do Município de Goiás, na elaboração do projeto de restauração do Lar São Vicente de Paulo, em Goiás (GO). A ação acontece no âmbito do programa Conviver, iniciativa do Iphan que, por meio de canteiros-modelo de conservação, alia a preservação do patrimônio cultural à formação de profissionais na área de restauro, com especial foco em imóveis habitados ou utilizados por populações vulneráveis.

Cultura afro-brasileira

Com objetivo de preservar o patrimônio cultural afro-brasileiro, o Iphan também faz parte da comissão julgadora do Concurso BNDES Pequena África. A iniciativa busca transformar a região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, em um museu a céu aberto, promovendo a valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e a preservação de sua memória.

A Pequena África é um território histórico de resistência, marcado pelo Cais do Valongo, o maior porto de desembarque de africanos escravizados nas Américas

Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta terça-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte