Saúde

Terapeuta do hospital da Universidade Federal de Pelotas inspira Barbie

Kelen Ferreira, ferida no incêndio da boate Kiss, foi modelo para criação de boneca. Kellen é terapeuta ocupacional no hospital administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Agência Gov | via Ebserh
25/03/2025 15:35
Terapeuta do hospital da Universidade Federal de Pelotas inspira Barbie
redes sociais/reprodução
Kelen e sua história de superação e serviço aos pacientes inspiraram uma boneca da famosa linha

A terapeuta ocupacional Kelen Ferreira atua há mais de sete anos no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em 2025, ela foi escolhida pela marca Barbie para inspirar a criação de uma boneca personalizada. A iniciativa faz parte do projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models), que destaca trajetórias marcantes de mulheres ao redor do mundo.

A história de Kelen é marcada por superação. Após ter sua perna amputada em decorrência do incêndio da boate Kiss em 2013, ela se tornou um exemplo de resiliência e inclusão. A terapeuta foi homenageada junto à criadora de conteúdo Paola Antonini, com quem mantém uma amizade desde que participaram juntas das gravações de uma série de streaming. Na produção, Paola interpretou Kelen, e a parceria entre elas fortaleceu ainda mais o compromisso com a diversidade e a inclusão.

“É muito emocionante estar nessa campanha linda por serem histórias incríveis de mulheres do mundo todo. Estar ali, representando milhares de pessoas com deficiência, é um ato de empoderamento e valorização da representatividade do corpo. Quero mostrar que todas nós, gurias, precisamos acreditar em nós mesmas, pois somos capazes de realizar coisas extraordinárias, independentemente de qualquer obstáculo”, disse Kelen.

A boneca inspirada em Kelen é uma das primeiras da linha Barbie a apresentar uma prótese transtibial e cicatrizes de queimaduras, representando um avanço na inclusão de pessoas com deficiência.  A prótese substitui os ossos tibiais e fibulares amputados abaixo do joelho.

“A minha história pode ser uma grande fonte de inspiração para milhares de pessoas/mulheres superarem seus desafios, especialmente os relacionados a adversidades físicas e emocionais, resiliência diante da dor e da perda, a representatividade, o empoderamento, superação, inclusão. Mesmo diante dos desafios, podemos nos reinventar e encontrar forças na fé e na família”, completou a terapeuta ocupacional.

Modelos

O projeto Mulheres Inspiradoras (Role Models), promovido pela Barbie desde 2018, celebra trajetórias femininas que impactam positivamente a sociedade. Outras brasileiras já homenageadas incluem a pesquisadora Jaqueline Goes, biomédica baiana coordenadora da equipe que sequenciou o coronavírus e a ginasta Rebeca Andrade, que possui seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.

Sobre a Ebserh

O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Andreia Pires, da Rede Ebserh

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/terapeuta-ocupacional-do-hospital-da-ebserh-em-pelotas-rs-inspira-criacao-de-barbie-personalizada
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte