Uso consciente de telas por crianças e adolescentes é destaque da Voz do Brasil desta terça (11)
Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, vai detalhar o assunto, ao vivo, a partir das 19h

Para tentar conter os danos causados pelas telas, sobretudo no que diz respeito ao uso por crianças e adolescentes, o Governo Federal elaborou um guia oficial para o uso consciente de dispositivos digitais. O Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, vai detalhar a iniciativa em entrevista ao programa A Voz do Brasil, desta terça-feira (11/3). Confira a partir das 19h, ao vivo, no Canal Gov.
A publicação “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais” foi lançada nesta terça e tem como ponto de partida o diagnóstico de que pais, mães, familiares, responsáveis e educadores desejam orientações robustas, baseadas em evidências, que os ajudem a lidar com a nova realidade do uso intensivo de telas e dispositivos eletrônicos pelas crianças e adolescentes.
Assista ao lançamento do Guia:
Leia também
• Governo lança guia para uso saudável de telas por crianças e adolescentes
O guia aborda temas como o impacto das telas na saúde mental, segurança online, cyberbullying e a importância do equilíbrio entre atividades digitais e interações no mundo real. O uso saudável das telas e a promoção de práticas que reduzam os riscos associados ao tempo excessivo diante dos dispositivos também fazem parte do documento.
A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), com participação de outros seis ministérios — Casa Civil da Presidência, ministérios da Educação, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Sua formulação teve início em 2023, com uma consulta pública. A sociedade participou por meio da plataforma Participa + Brasil.
Celular nas escolas
O guia dialoga ainda com a Lei nº 15.100/2025, que restringe a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de educação básica durante as aulas, recreios e intervalos.
Leia também
• Restrição ao uso do celular nas escolas já está valendo
A nova legislação permite exceções apenas para fins pedagógicos ou didáticos, desde que acompanhadas por professores, ou para estudantes que necessitem de acessibilidade. O objetivo é garantir que os dispositivos móveis sejam utilizados de forma equilibrada e benéfica para o aprendizado dos estudantes, evitando os riscos associados ao uso indiscriminado.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta terça-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte