Aplicativo de gestão da Ebserh otimiza atenção ao paciente em complexo hospitalar do Rio
Com a ativação de seis módulos, dentre eles os de internação, prescrição médica farmácia, a estatal realizou a maior implementação do aplicativo AGHU em uma de suas 45 unidades.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) passa, nesta primeira semana de abril, pela maior operação de implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) em uma de suas 45 unidades. Serão ativados seis módulos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ): internação, prescrição médica, prescrição de enfermagem, controles de pacientes, evolução multiprofissional, farmácia e certificado digital.
As funcionalidades do sistema criado pela Ebserh estarão presentes em 14 postos de internação, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). O processo de implementação do AGHU compreende três etapas: implantação de módulos administrativos, informatização de ambulatórios e a última, de ativação dos módulos.
O diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho Neto, explica que esse procedimento de implantação é padronizado para toda a rede. Desta forma, os hospitais podem estabelecer uma comunicação efetiva e, assim, usufruir da eficiência em dados que o AGHU proporciona.
“Para consolidar este processo, a Ebserh reforçou o time de Tecnologia da Informação e de outras áreas do CH-UFRJ com 23 trabalhadores de todo o país, incluindo sede e outros hospitais. Dado o tamanho do complexo, essa ajuda é fundamental, pois consolida nossa filosofia de ação coordenada em rede”, afirmou Giliate.
A implantação do AGHU no Clementino Fraga Filho envolveu ainda o apoio intersetorial da Diretoria de Atenção à Saúde, responsável pelo suporte aos processos assistenciais nos módulos implementados.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte