Governo prepara contratação antecipada de aeronaves para combate a incêndios florestais
Serviço de fretamento aéreo atenderá órgãos federais, estaduais e municipais. O prazo para manifestação de interesse segue até 28 de abril.
                      A Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta sexta-feira, (11/4), a Intenção de Registro de Preços (IRP) 09/2025 para a contratação   centralizada   de serviços contínuos de horas voo de aeronaves, na modalidade fretamento. A medida tem como objetivo reforçar a estrutura de resposta dos órgãos públicos na prevenção e combate a incêndios florestais e em outros biomas, e em outras emergências decorrentes de catástrofes naturais.    
 Coordenada em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a IRP está aberta à adesão de todos os entes da federação. O serviço inclui operação, abastecimento, manutenção e transporte de pessoal e equipamentos, complementando os meios aéreos atualmente disponíveis nos órgãos responsáveis pelas ações de enfrentamento.   
 Com a contratação, será possível garantir o deslocamento ágil de brigadistas, equipamentos de proteção e materiais essenciais para todo o território nacional. A utilização das aeronaves também viabiliza voos de reconhecimento, mapeamento de áreas de risco e identificação precoce de novos focos de incêndio, contribuindo para uma resposta mais rápida e eficiente.   
  A expectativa é que a iniciativa reduza o tempo de   atendimento a   ocorrências, aumente a eficiência das operações e minimize os danos causados por desastres naturais. A adesão à IRP será realizada eletronicamente por meio do portal      Compras.gov.br      até o dia 28 de abril.   Para acessar é necessário que o agente público esteja logado no portal de   compr   as.    
  Live tira-dúvidas    
 Para explicar mais sobre a contratação, o MGI fará uma transmissão ao vivo no YouTube, no dia 14 de abril, às 10h. Será uma oportunidade para esclarecer dúvidas e entender os detalhes sobre a iniciativa.   
 Link para a transmissão:     https://www.youtube.com/live/kBpuXQxMjGo?si=j97oS8bpX-ReGPJD     
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte