Programa Mais Alimentos impulsiona o acesso a máquinas e fortalece a produção de alimentos no país
Programa oferece linhas de crédito para incentivar mecanização do campo, inovação tecnológica e sustentabilidade

Após dois anos da retomada do Programa Mais Alimentos, os resultados refletem o impacto da política na modernização e produção de alimentos pela agricultura familiar. De janeiro de 2023 a março de 2025 o Programa alcançou mais de 580 mil operações, somando o investimento de R$ 23,9 bilhões.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Mais Alimentos segue como prioridade para continuar aumentando a produção de alimentos no Brasil, estimulando a indústria nacional, diminuindo a penosidade do trabalho no campo e facilitando o acesso às máquinas e implementos para a agricultura familiar, especialmente para as mulheres e jovens rurais.
O Programa oferece aos agricultores e agricultoras familiares linhas de crédito diferenciadas, assistência técnica com foco em práticas de produção sustentável de alimentos e uso adequado de máquinas e implementos. Além disso, o programa também promove a articulação de parcerias com instituições públicas de desenvolvimento industrial e inovação, investimento em programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e atração de investimentos externos para fortalecer o parque industrial brasileiro de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas e agroindustriais.
-
- Luiz Carlos e Maria Aparecida são casados a 44 anos e vivem da produção de milho, soja, trigo e hortifruti em geral.
Produção em alta - Casados há 44 anos e moradores do Assentamento Pirituba II, em Itapeva/SP, Luiz Carlos Bueno de Morais e Maria Aparecida de Godoy Morais fazem uso do Mais Alimentos há cerca de dois anos. São produtores de milho, soja, trigo e hortifruti em geral. Com o recurso de R$ 270 mil o casal investiu na compra de um trator, uma carreta e um pulverizador, com o intuito de impulsionar a produção de alimentos. "O Programa facilitou demais a vida aqui, porque comprar no boleto não é bom. Agora dá para planejar e calcariar a minha terra", disse Carlos. Ele revela ainda que, antes da aquisição de seu maquinário, precisava terceirizar o serviço e pagar por hora pelo preparo da terra. Carlos e Maria agora pretendem acessar outro recurso para construir um barracão para guardar os implementos.
Avanços
Entre 2022 e 2024, houve um aumento de 11% no número de agricultores familiares com acesso a máquinas impulsionado pelo Programa Mais Alimentos. Atualmente, 43% das propriedades rurais contam com algum tipo de maquinário ou equipamento.
O secretário de Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Vanderley Ziger, ressalta que o Mais Alimentos é uma política estratégica para fortalecer a agricultura familiar e garantir que os alimentos cheguem à mesa das brasileiras e dos brasileiros com qualidade, sustentabilidade e dignidade para quem produz. “O programa vai além do acesso ao crédito. Ele estimula a inovação, amplia a oferta de máquinas, sobretudo de pequeno porte, e fortalece a indústria nacional, especialmente as fábricas regionais. Com isso, geramos emprego, movimentamos a economia local e ampliamos a capacidade produtiva no campo de forma sustentável e inclusiva”, afirma.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte