Brics Brasil

Ministra Anielle Franco defende inclusão de gênero, raça e território na reunião ministerial dos BRICS

Encontro reuniu lideranças femininas para discutir desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, misoginia e desinformação

Agência Gov | Via MIR
24/04/2025 14:46
Ministra Anielle Franco defende inclusão de gênero, raça e território na reunião ministerial dos BRICS

A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco participou na manhã dessa quinta-feira (24) , da abertura da Reunião Ministerial das Mulheres do BRICS, que aconteceu n o Palácio do Itamaraty , com o objetivo de fortalecer o multilateralismo entre países do sul global.

Com três temas prioritários - “Mulheres, Desenvolvimento e Empreendedorismo”; “Governança Digital: Misoginia e Desinformação” e “Empoderamento das mulheres, ação climática e desenvolvimento sustentável, foram discutidas no encontro estratégias que coloquem a agenda de igualdade de gênero no centro dos debates sobre desenvolvimento econômico e inovação sustentável.

Em seu discurso, a ministra Anielle Franco destacou o trabalho que o Ministério da Igualdade Racial tem realizado de fortalecimento de políticas de desenvolvimento sustentável, enfrentamento às violências e combate às desigualdades dentro e fora do país. “Uma das nossas missões, principalmente sendo eu uma ministra mulher a frente desse desafio, está sendo construir um conjunto robusto de políticas públicas que cuidem da realidade de todas nós mulheres. Combinar vontade política com políticas públicas, dentro de um governo que cuida das pessoas como elas merecem, faz muita diferença e traz resultados concretos”, ressalta .

O encontro coordenad o pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, contou com as presenças de representantes da sociedade civil; da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; d a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck; d a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha e d a alta representante para Temas de Gênero, Embaixadora Vanessa Dolce de Farias.

Nas mesas, também estiveram presentes, representantes de secretarias nacionais, assessoria internacional e da Presidência da República.

Liderança Brasileira - Impulsionando debates sobre governança global inclusiva, inteligência artificial e financiamento para combater as mudanças do clima, entre outros, o Brasil assum iu a presidência do BRICS, em 1º de janeiro de 2025. O agrupamento formado por Brasil, Rússia, Índia, China , África do Sul, bem como por outros membros recém-admitidos – Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia , Indonésia e Irã – representa um dos principais foros de articulação político-diplomática dos países do Sul Global, com foco na cooperação em diversas áreas.

Com o t em a "Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável", a Presidência Brasileira terá como foco a Cooperação do Sul Global e as Parcerias BRICS para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental.

Destacou a importância da presidência do Brasil no BRICS, reforçando o compromisso por uma governança global mais sustentável e inclusiva, com estímulo à cooperação econômica e social.

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministra-anielle-franco-defende-inclusao-de-genero-raca-e-territorio-na-reuniao-ministerial-dos-brics
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte