Previdência

Parceria para recebimento de Atestmed resulta em 65,3 mil atendimentos

São Paulo responde pela maior parte dos atendimentos, com 1.545. Confira as agências dos Correios contempladas no acordo

Agência Gov | Via INSS
14/04/2025 17:53
Parceria para recebimento de Atestmed resulta em 65,3 mil atendimentos

A parceria entre o Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os Correios para recebimento do Atestmed resultou em 65,3 mil atendimentos em todo país de outubro de 2024 a março de 2025. São Paulo responde pela maior parte dos atendimentos, com 1.545. Em seguida vem Curitiba (819), Vitória (709), Maringá (645) e Distrito Federal, com 609.

O acordo com os Correios permite que segurados que precisam de afastamento do trabalho de até 180 dias façam o seu requerimento do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) em uma das agências dos Correios no país . Os beneficiários podem ainda apresentar documentos nos casos de cumprimento de exigência, que ocorre quando são identificadas pendências documentais.

Evolução de atendimentos mensais
Outubro/2024 3.671
Novembro/2024 9.102
Dezembro/2024 9.170
Janeiro/2025 14.608
Fevereiro/25 15.230
Março/2025 13.574

Como solicitar o benefício

Para dar entrada no pedido do benefício por incapacidade temporária os segurados devem ter em mãos a documentação médica ou odontológica física ou eletrônica, legível e sem rasuras, contendo, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

I - nome completo;
II - data de emissão do(s) documento(s) médico(s) ou odontológico(s), que não poderá ser superior a 90 dias da data de entrada do requerimento;
III - diagnóstico por extenso ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID);
IV - assinatura do profissional emitente, que poderá ser eletrônica e passível de validação, respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente;
V - identificação do profissional emitente, com nome e registro no Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina ou Conselho Regional de Odontologia), no Ministério da Saúde (Registro do Ministério da Saúde), ou carimbo, legíveis;
VI - data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; e
VII - prazo estimado necessário, preferencialmente em dias.

Procedimento

O funcionário dos Correios digitaliza a documentação, insere os dados do atestado e pessoais do beneficiário diretamente no sistema do INSS. Após a conclusão do atendimento, é gerado um protocolo para acompanhamento da solicitação junto ao INSS.
O Atestmed também pode ser iniciado pela Central de Atendimento 135 do INSS e finalizado nos Correios. Neste caso, após a solicitação do cadastro pelo 135, o beneficiário terá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação obrigatória nas agências dos Correios , e finalizar o atendimento.

Martha Imenes – Ascom/MPS

 

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/noticias/parceria-para-recebimento-de-atestmed-resulta-em-65-3-mil-atendimentos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte