Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios apresenta proposta ao CNPq
Secretaria Nacional de Participação Social abriu diálogo com o CNPq para parceria dentro do programa Política com Ciência

A Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) deram início a um diálogo para estabelecer parceria na implantação do Programa de Participação Social com Educação Popular da Secretaria-Geral da Presidência, com o programa Política com Ciência do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). É mais uma iniciativa para promover a participação social nas políticas públicas e ações do governo federal nos territórios.
A proposta da Secretaria Nacional de Participação Social apresentada ao Programa Política com Ciência será analisada pelo CNPq e encaminhada para aprovação do Conselho Diretor do FNDCT. Essa parceria abre oportunidade para a SNPS contar com R$15 milhões para implantar projetos de pesquisa e de extensão dentro do programa de Extensão em Participação Social.
Na reunião com o presidente do CNPq, Ricardo Magnus Osório Galvão, o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, também tratou da Portaria Interministerial assinada pelos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Educação, Camilo Santana, para orientar a implantação da Extensão em Participação Social nas universidades e institutos federais de ensino.
O CNPq poderá abrir edital para que docentes das universidades possam apresentar propostas de projetos para promover a participação social nos territórios voltados à política da SNPS. Devem ser definidos os territórios prioritários para a participação social considerando as políticas públicas do governo federal. Segundo o secretário Renato Simões, os Fóruns de Participação Social nos estados e no Distrito Federal devem colaborar para essa definição. “Todas as propostas necessitam de um olhar dos movimentos sociais para priorizar os territórios nas atividades de participação social”, afirmou.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte