Brasil e Espanha reforçam cooperação bilateral na área do Trabalho e Emprego
Países discutem intercâmbio de experiências sobre políticas públicas, promoção do diálogo social e temas comuns que envolvem mudanças no mundo de trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta segunda-feira (26/5) em Brasília de um almoço de trabalho com a embaixadora espanhola, Mar Fernández-Palacios, para discutir uma série de iniciativas entre o governo brasileiro e espanhol voltadas ao fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países na área do Trabalho e Emprego.
No encontro foram discutidos o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas, a promoção do diálogo social e vários outros assuntos que envolvem o tema nos dois países, como a Previdência Social, Trabalho por meio de Aplicativos, Trabalho Doméstico, Inteligência Artificial, entre outros temas de interesse comum.
Participaram das discussões a diplomata Maria Elisa Rabello Maia, da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MTE, e o assessor especial do ministro, Raimundo Silva, em companhia do ministro conselheiro do governo espanhol, Juan José Escobar Stemmann, e do conselheiro para Trabalho, Migrações e Seguridade Social Espanhol, Carlo del Canto de la Fuente.
Já na semana passada, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ), o secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, e a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, Paula Montagner, lideraram um grupo de trabalho numa reunião bilateral com o secretário do Trabalho do Ministério do Trabalho e Economia Social da Espanha, Joaquín Pérez Rey para discutir temas comuns dos dois países na área trabalho.
As delegações trocaram informações sobre as principais ações desenvolvidas por cada ministério em seu país e discutiram formas de ampliar a cooperação técnica nessa área. A experiência espanhola em temas como diálogo social, negociações coletivas e regulação do trabalho em plataformas digitais foi um dos destaques da reunião. Pérez Rey também apresentou detalhes sobre um projeto de lei que propõe a redução da jornada de trabalho na Espanha, atualmente em tramitação no parlamento do país. Representantes das centrais sindicais brasileiras acompanharam o encontro de forma presencial e por videoconferência.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte