Anualmente, em 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres Marítimas, como forma de reconhecer e homenagear suas realizações, além de incentivar o ingresso e a permanência feminina no setor e fomentar o debate sobre igualdade de gênero.
Com um dia dedicado à celebração desta data, no dia 16 de maio de 2025, a Organização Marítima Internacional (IMO) realizou, em sua sede em Londres, um simpósio sob o tema “Um Oceano de Oportunidades para as Mulheres” e a cerimônia de entrega do prêmio “Igualdade de Gênero IMO 2025”.
Os eventos foram presididos pelo Secretário-Geral da IMO, Arsenio Dominguez, e contaram com a presença de delegações de vários países, entre as quais a brasileira, composta pelo Representante Permanente Alterno do Brasil junto à IMO, Capitão de Mar e Guerra Adriano Pires da Cruz; pela Diretora da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Flavia Takafashi; e por integrantes da Representação Permanente do Brasil junto à IMO e da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais.
Em suas palavras antes do início do simpósio, o Secretário-Geral da IMO ressaltou que o tema escolhido para comemorar o dia este ano “Um Oceano de Oportunidades para as Mulheres” visa reconhecer o vasto potencial de inclusão, inovação e igualdade nas diversas áreas de trabalho do mundo marítimo, do convés à sala de reuniões, do cientista oceânico ao administrador marítimo. Enfatizou, também, que a educação, a mentoria, as políticas e a cultura derrubarão as barreiras que têm dificultado progressos na igualdade de gênero no setor marítimo.
Indicada pelo Brasil por sua contribuição na adoção de políticas e iniciativas voltadas à igualdade de gênero e por sua atuação na promoção de um ambiente mais inclusivo e equitativo no setor marítimo, a Diretora da ANTAQ foi uma das agraciadas com o prêmio “Igualdade de Gênero IMO 2025”, na categoria “Carta de Louvor”.
• Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui