Cidade de Goiás recebe debates sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
O evento discutirá os desafios na região do Cerrado entre 27 e 29 de maio

O Departamento de Articulação, Fomento e Educação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Dafe/Iphan), em parceria com o Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil), realizará mais uma etapa do Ciclo de Diálogos sobre o Patrimônio Cultural e Ações Climáticas , dessa vez, no Campus da Universidade Estadual de Goiás na cidade de Goiás (GO), entre os dias 27 a 29 de maio. A etapa do bioma Cerrado acontecerá durante o XV Encontro Regional de História Oral do Centro Oeste, e os interessados podem se inscrever clicando aqui .
O objetivo do encontro é reunir detentores, povos tradicionais, a população dos sítios históricos e culturais, bem como profissionais da área e pesquisadores, para discutir sobre o impacto das mudanças climáticas no patrimônio cultural e natural da região do Cerrado. Estão em pauta os desafios de gestão e proteção do Patrimônio Cultural brasileiro, assim como as ações possíveis e necessárias a curto, médio e longo prazo para a preservação e salvaguarda dos bens culturais diante das mudanças do clima.
Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
A iniciativa tem o objetivo de identificar, de forma participativa e representativa, os maiores desafios à defesa do patrimônio cultural brasileiro diante das mudanças climáticas, bem como as ações possíveis e necessárias, as capacidades de resiliência climática dos povos e comunidades que atuam nos territórios e os parceiros potenciais para garantir a preservação e a salvaguarda dos bens culturais materiais e imateriais.
Os Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas mobilizam uma rede de agentes públicos, detentores de bens culturais, gestores e pesquisadores interessados na temática, promovendo o compartilhamento de experiências e fortalecendo a interação entre os diversos atores do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC).
Para maiores informações sobre agenda das reuniões, referências e perguntas frequentes, clique aqui.
Cidade de Goiás (GO)
O reconhecimento de Goiás (antiga Vila Boa) como Patrimônio Cultural Mundial, pela Unesco, em dezembro de 2001, fez jus à história, arquitetura e cultura do primeiro núcleo urbano fundado no território goiano, no início do século XVIII. Na década de 1950, o Iphan classificou alguns de seus monumentos e prédios isoladamente e, em 1978, tombou o seu conjunto arquitetônico e urbanístico.
Esse extraordinário conjunto conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, tornando-se, assim, um magnífico mostruário do Brasil oitocentista e um dos patrimônios arquitetônicos e culturais mais ricos do país. Localizado em uma região de rara beleza natural, o centro histórico de Goiás mantém, até hoje, o caráter primitivo de sua trama urbana, dos espaços públicos e privados, da escala e da volumetria das suas edificações.
Serviço
Etapa Cerrado | Ciclo de Diálogos sobre o Patrimônio Cultural e Ações Climáticas
Data: 27 a 29 de maio de 2025
Local: Cidade de Goiás (GO) | Mini Auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Cora Coralina | Av. Dr. Deusdete Ferreira de Moura, s/nº, Centro, Goiás - GO, CEP 76.600-000
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte