Defesa

Com a presença de ex-combatentes, Forças Armadas celebram derrota do nazifascismo na 2ª Guerra

No Monumento aos Mortos na 2ª Guerra Mundial, o ministro da Defesa, José Múcio, e militares celebram o 8 de Maio, Dia da Vitória

Agência Gov | via Exército
09/05/2025 12:35
Com a presença de ex-combatentes, Forças Armadas celebram derrota do nazifascismo na 2ª Guerra
Comando Militar do Leste
Flores são depositadas no Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro

Em 8 de maio, o Dia da Vitória foi comemorado com uma formatura militar no Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro (RJ). Registrada há 80 anos, a data celebra o fim das hostilidades no Teatro de Operações da Europa, em 8 de maio de 1945, com a rendição incondicional da Alemanha nazista às Forças Aliadas. Esse esforço de guerra contou com a participação heroica de 25 mil homens e mulheres da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos de batalha italianos.

Em posição de destaque no palanque de autoridades, estiveram dois pracinhas da FEB: o 1º Tenente José Osório de Oliveira Filho e o 2º Tenente Manoel Vicente Neto. Ambos foram homenageados com a execução do toque de presença de ex-combatente, honraria concedida aos militares brasileiros que lutaram contra o nazifascismo durante a 2ª Guerra Mundial.

pracinhas.jpeg

1º tenente José Osório de Oliveira Filho e o 2º tenente Manoel Vicente Neto foram homenageados

O evento na capital carioca foi presidido pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho. Também estiveram presentes o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro Maurício Augusto Silveira de Medeiros; além de antigos Comandantes da Marinha e do Exército, bem como autoridades civis e militares.

Durante a solenidade, houve a aposição de uma coroa de flores no Monumento aos Pracinhas. Também foi realizada uma homenagem ao Soldado Desconhecido, com a execução de 15 tiros de salvas fúnebres. A Canção do Expedicionário foi entoada por alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro. A Medalha da Vitória, honraria em reconhecimento à contribuição de militares, civis, instituições e Organizações Militares para a difusão dos feitos dos ex-combatentes na guerra, foi entregue na ocasião.

mucio.jpeg

Ministro Mucio e comandantes militares participaram da comemoração pela derrota do extremismo de direita

O evento foi abrilhantado com saltos de paraquedistas militares e a passagem de aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Também foi realizado o sobrevoo de dois aviões F-5M, do 1º Grupo de Aviação de Caça, unidade tradicional da Força Aérea Brasileira que combateu na Itália durante a guerra. Além disso, ocorreu uma emocionante exibição em vídeo de depoimentos de ex-combatentes da FEB.


 

Link: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/celebracao-do-dia-da-vitoria-no-monumento-aos-mortos-da-segunda-guerra-mundial?p_l_back_url=%2Fnoticiario-do-exercito%3Fsort%3DdisplayDate-
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte