Governo Federal inaugura laboratório 'maker' em centro de educação e inovação em Salvador
Projeto do MCTI prevê instalação de 180 espaços de tecnologia em escolas da Bahia por meio do programa Mais Ciência na Escola

O laboratório maker do programa Mais Ciência na Escola chega ao Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeinfor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. A inauguração, nesta terça-feira (20/5), teve a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A iniciativa, liderada pelo MCTI, prevê a implantação de 180 laboratórios maker em escolas da rede estadual, equipados com impressoras 3D, kits de robótica, notebooks, tablets e outros recursos tecnológicos, com o objetivo de estimular o letramento digital, a criatividade e o protagonismo estudantil.
Laboratórios maker, ou de prototipagem, são espaços que oferecem acesso a ferramentas tecnológicas com objetivo de estimular a elaboração e execução de projetos e de promover a aprendizagem com criatividade, e experimentos práticos.
Durante a cerimônia, a ministra Luciana Santos destacou o potencial transformador dos espaços.
Não tenho dúvida de que essa diversidade que o laboratório oferece, desde o robô, a impressora, a possibilidade de aprender programação de forma prática, por meio de jogos e experiências concretas, é transformadora. Estamos aqui para oferecer uma educação de ainda mais qualidade no Brasil. O grande desafio que enfrentamos é fazer com que a nossa educação se destaque e faça a diferença.”
A ministra ainda reforçou o caráter inclusivo da ciência ao dizer que a ciência não é apenas para alguns poucos privilegiados, mas que ela é para todo mundo.
“Não importa se você estuda em Salvador, em um território quilombola, em uma escola do campo ou em qualquer outro lugar do nosso Brasil. Um país é verdadeiramente forte e independente quando investe em conhecimento, quando valoriza a sua ciência e a sua tecnologia”, disse.
O governador Jerônimo Rodrigues, anfitrião do evento, valorizou o momento como um marco para a democratização do acesso ao conhecimento. Segundo ele, é uma honra receber a Caravana dos 40 anos do MCTI.
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Despertar curiosidade transformadora
“Um ministério que tem a missão de preservar a nossa história, mas que também carrega a responsabilidade de nos conduzir ao novo. Quando um jovem tem um equipamento na mão, seja um computador, seja um kit de robótica, aquilo vira quase mágica. Porque é isso que a ciência é: algo que encanta, que desperta curiosidade, que transforma”, enfatizou.
Para Emilly Janine Ferreira, aluna do 3º ano do ensino médio da escola Mãe Stella, o projeto representa uma nova porta para o futuro. “Falar sobre esse projeto e tudo o que ele representa é muito significativo. Uma das coisas que mais me chama a atenção é como esse projeto promove diversidade e inclusão. Com esse conhecimento, poderemos criar soluções reais, como protótipos inclusivos, por exemplo, próteses para pessoas com deficiência física”.
Já o professor de tecnologia e inovação Alex Ferreira fez questão de ressaltar o compromisso com o uso efetivo do novo espaço. “Esse laboratório que estamos inaugurando não é só mais um. Ele representa um passo concreto para revolucionar a educação no nosso estado. Aqui, nós criamos oportunidades reais para nossos alunos. Essa é a Bahia que investe, que acredita e que está construindo uma nova educação".
Mais Ciência na Escola
O programa Mais Ciência na Escola, criado por decreto presidencial, integra a estratégia nacional de fortalecimento do ensino público por meio da inovação, da ciência e da tecnologia. Além da Bahia, outros estados brasileiros também serão contemplados com ações semelhantes nos próximos meses.
Na Bahia, o Mais Ciência na Escola vai atender 180 escolas e beneficiar diretamente 1.800 estudantes e 180 professores em mais de 100 municípios. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai investir R$ 18 milhões, em duas etapas, e o Governo da Bahia, mais R$ 3 milhões no programa.
A expectativa é que os laboratórios não apenas ampliem o acesso a novas ferramentas tecnológicas, mas também se tornem ambientes de experimentação e descoberta, impulsionando o interesse dos jovens por carreiras científicas e tecnológicas.
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