Planalto

Governo Federal está ppróximo de anunciar crédito para reforma de casas e Programa Mais Especialista

Presidente Lula participou da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne prefeitos, vereadores, secretários e outros gestores municipais de todo o País. "Programas são uma necessidade", diz presidente

Agência Gov
20/05/2025 13:55
Governo Federal está ppróximo de anunciar crédito para reforma de casas e Programa Mais Especialista
Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula discursa na Marcha dos Prefeitos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que o está próximo de lançar a política de crédito do Governo Federal para reforma de casas. Lula disse que a iniciativa é uma necessidade em um País que é a oitava economia do mundo, mas ainda tem milhões de pessoas vivendo em moradias sem banheiro.

"O cidadão que quiser reformar sua casa, fazer uma garagem, um quarto, um banheiro, tem o direito de ir ao banco e pegar um crédito com um juro mais barato possível", disse. "Vamos fazer esse programa porque achamos que é uma necessidade.”

O anúncio foi feito a prefeitos de todo o País, nesta terça-feira (20/5), durante a abertura oficial da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“É uma vergonha esse País, que é a oitava economia do mundo, ter pessoas que ainda não tem um banheiro. Ou nós damos conta disso ou quando se perguntar o que a gente realizou vamos dizer, fiz muita coisa, mas não consegui resolver o problema de banheiro de uma parte da população brasileira", disse Lula. 

O presidente afirmou também que outro anúncio próximo é o da política para ampliar o acesso da população a médicos especialistas.  “Estamos preparando para anunciar o Mais Especialistas. Todo mundo tem direito a segunda consulta do especialista e a uma radiografia que hoje só rico tem direito. Quando vou fazer checkup, passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma. Ele tem que ter o direito de utilizar essa máquina na cidade ou no estado que ele mora para ver se conseguimos dar ao povo o direito de ser o cidadão de primeira classe que todos nós queremos ser ”.

A importância das prefeituras na execução as políticas públicas federais junto aos cidadãos foi destacada pelo presidente Lula.

Parceria com os municípios

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é realizado em Brasília pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a participação de prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores municipais. A marcha teve início no dia 19 e segue até 22 de maio com painéis sobre temas que geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação. 

Durante os quatro dias de programação, representantes de ministérios levam aos gestores municipais informações sobre programas sociais e ações federais para os municípios. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é uma das pastas que marca presença no evento para apresentar iniciativas que contribuem para o fortalecimento da gestão local, a promoção da inovação e o acesso a soluções públicas gratuitas voltadas às administrações municipais. O foco é ampliar a cooperação federativa e aproximar gestoras e gestores dos serviços já disponíveis para modernização da máquina pública.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, promoverá uma série de atividades presenciais em sua sede paralelamente à 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O objetivo é apoiar prefeitos, secretários, contadores, vereadores e gestores municipais na execução correta dos programas educacionais e na gestão eficiente dos recursos públicos.

Já o Ministério das Comunicações estará disponível até quinta-feira (22) com uma equipe técnica para atendimento personalizado a prefeitos e prefeitas que irá orientar sobre os serviços de radiodifusão e os principais programas de inclusão digital do Governo Federal. 

Confira a participação de Lula na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte