Relações exteriores

Lula: "Uma pessoa como Pepe Mujica não morre"

Presidente esteve presente no funeral do ex-chefe de Estado uruguaio, realizado no Palácio Legislativo, em Montevidéu

Agência Gov | Via Planalto
15/05/2025 17:05
Lula: "Uma pessoa como Pepe Mujica não morre"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Montevidéu, no Uruguai, nesta quinta-feira (15/5), para acompanhar o funeral do ex-presidente José "Pepe" Mujica, considerado uma das figuras mais emblemáticas da política da região e reconhecido por sua simplicidade, compromisso com a democracia e defesa dos mais pobres.

No Palácio Legislativo da capital uruguaia, Lula prestou condolências à viúva de Mujica, Lucía Topolansky, e destacou a trajetória do ex-presidente e seu impacto político na América Latina. "O que é gratificante para nós, seres humanos, é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Ele é um ser humano superior, uma pessoa que tem poucas no mundo com a similaridade, com a competência política, com a capacidade de falar e, sobretudo, com a juventude dele”, afirmou.

Lula lembrou ainda da forte ligação construída ao longo dos anos com Mujica, e refletiu a respeito das perdas recentes de grandes líderes mundiais, como o Papa Francisco. "Eu saio daqui com muita tristeza porque nós tivemos nesses últimos 15 dias duas perdas irreparáveis. [...] Espero que os dois juntos, onde estiverem no céu, consigam abençoar para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna.”

RECONHECIMENTO — Em dezembro de 2024, Lula referiu-se a Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu. Foi na cerimônia de condecoração de Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.

ÚLTIMO ENCONTRO — O último encontro de Lula com Mujica ocorreu há cerca de dois meses, em março de 2025, durante ida a Montevidéu para participar da cerimônia de posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. "Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos", disse Lula na ocasião.

SEPULTAMENTO — O corpo de Mujica deve ser cremado, e as cinzas serão sepultadas durante uma cerimônia simples na chácara onde ele morava. Antes de morrer, o ex-presidente disse que queria ser enterrado ao lado de sua cadela, Manuela, que faleceu em 2018. "Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo", escreveu Lula nas redes sociais.

Link: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2025/05/lula-uma-pessoa-como-pepe-mujica-nao-morre
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte