Agricultura

Mecanização agrícola será impulsionada após acordo firmado entre Brasil e China

Acordo foi assinado no âmbito do Plano de Cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China

Agência Gov | Via MDA
13/05/2025 16:12
Mecanização agrícola será impulsionada após acordo firmado entre Brasil e China

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais da República Popular da China (MARA) assinaram um Memorando de Entendimento para impulsionar a mecanização e a tecnificação da agricultura familiar no Brasil. A parceria foi firmada durante a viagem oficial do ministro do MDA, Paulo Teixeira, à China.

O documento prevê o fortalecimento das relações institucionais, de investimento e de pesquisa entre China e Brasil no âmbito do setor agrícola de pequena escala, com foco no avanço de tecnologias, maquinário especializado e a aplicação de energia renovável, especialmente voltada para a agricultura familiar e pequenos agricultores. A iniciativa busca promover a inovação e a sustentabilidade, impulsionando a modernização e o desenvolvimento da agricultura nos dois países com máquinas e equipamentos financeiramente acessíveis à agricultura familiar. Além disso,  parceria vem ao encontro do Programa Mais Alimentos, que impulsiona a indústria nacional para produção e o acesso à máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

O ministro Paulo Teixeira adianta que o acordo vem para ampliar a parceria entre os dois países para avançar a pesquisa e o desenvolvimento (P&D) de tecnologias aplicadas à mecanização e tecnificação, inclusive digital, da agricultura familiar, bem como incentivar investimentos chineses em parceria com empresas brasileiras para a produção local de máquinas, equipamentos e bioinsumos adequados e acessíveis à agricultura familiar do Brasil. "Os acordos assinados pelo presidente Lula prevêm R$ 27 bilhões de investimentos chineses no Brasil, além dos que dizem respeito ao uso de moedas nacionais nas transações comerciais. É uma data para escrever história, dada a amplitude e a profundidade da parceria Brasil-China", declara.

.

Responsabilidades

Segundo o Memorando, a China fornecerá máquinas agrícolas, plataformas digitais de gestão e especialistas técnicos. O Brasil fornecerá disponibilização de espaços, instalações, mobilização e pessoal de gestão, além de apoiar a entrada de produtos e peças de máquinas agrícolas chinesas que contribuam para a P&D, testagem e o desenvolvimento da produção local de equipamentos e máquinas, visitas de campo, atividades promocionais e treinamentos de delegações chinesas no país.

Mecanização da Agricultura Familiar

O Memorando foi assinado no âmbito do Plano de Cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Popular da China e tem como objetivo fortalecer a indústria nacional e o acesso a máquinas e implementos agrícolas para a agricultura familiar. Ele contribui para objetivos do PLANAPO e do PLANAAB (aumentar a produção sustentável de alimentos saudáveis) e para o Programa Nova Indústria Brasil, em sua Missão 1 - Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética.

O Brasil e a China vêm aprofundando e intensificando seu relacionamento estratégico no terceiro mandato do Presidente Lula. A cooperação com Beijing é tida como de alta relevância para o Desenvolvimento Nacional e para o reequilíbrio das Relações Internacionais entre os países.

Link: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/mecanizacao-agricola-sera-impulsionada-apos-acordo-firmado-entre-brasil-e-china
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte