Em palestra no Cade, Nobel de Economia defende rapidez para regulação das plataformas digitais
Encontro promovido pelo Conselho de Defesa Econômica teve participação do francês Jean Tirole e reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios da era digital

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou, nesta quinta-feira (15/5), uma edição especial do Seminários Economia & Defesa da Concorrência, promovido pelo Departamento de Estudo Econômicos (DEE). O encontro contou com a presença do professor Jean Tirole, Prêmio Nobel de Economia em 2014. Em sua palestra, Tirole defendeu regulação "rápida e inteligente" das plataformas digitais.
“Regulação tem que ser inteligente, sem proibir inovações, e deve ocorrer rápido, porque as tecnologias estão mudando constantemente”, destacou ele.
Reconhecido por suas contribuições teóricas sobre poder de mercado e regulação, Tirole é considerado um dos economistas mais influentes da atualidade. Ele é presidente honorário da Toulouse School of Economics e autor de importantes trabalhos sobre a dinâmica de mercados oligopolizados e as complexidades da atuação estatal frente a grandes agentes econômicos. Suas pesquisas moldaram a forma como instituições em todo o mundo enfrentam questões regulatórias na economia moderna.
Na apresentação, o professor abordou questões relacionadas ao funcionamento dos mercados digitais e às transformações impulsionadas pelas novas tecnologias, e também discutiu os desafios de regulação das chamadas plataformas dominantes. Segundo o economista, a regulação deve ser eficaz, mas sem impedir a inovação.
Durante a abertura do seminário, o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, destacou a relevância do encontro e a trajetória acadêmica do economista. “Esse encontro traz muitos aprendizados. As contribuições teóricas apresentadas aqui serão de grande importância para todos que atuam na área concorrencial”, afirmou.
Tirole posa para foto ao final do encontro promovido pelo Cade, no Brasil
A economista-chefe do Cade, Lílian Marques, avaliou o encontro como “memorável”, enfatizando a qualidade técnica das produções realizadas pelo professor, que servem de base para as análises diárias da unidade. “A presença dele não apenas enriqueceu o debate técnico, mas também reafirmou a importância do diálogo entre a autoridade antitruste brasileira e as grandes referências da área de organização industrial. Esse encontro ficará marcado tanto na memória de todos que participaram quanto na trajetória da nossa instituição”, disse.
Lílian também destacou a importância da participação da sociedade civil nos debates promovidos durante os seminários, considerados espaços relevantes de formação e troca de conhecimento. Segundo ela, essa participação contribui para o fortalecimento do diálogo entre o Cade e a comunidade antitruste. “A intenção não é apenas falar para dentro, mas também construir pontes com quem está fora da instituição”, finalizou.
Seminários
O projeto visa promover debates com experts e acadêmicos em diferentes áreas de conhecimento relacionadas com a defesa da concorrência e com a regulação econômica.
Além disso, os seminários auxiliam no aprimoramento institucional e na difusão da política antitruste, em especial em temas envolvendo advocacia da concorrência.
Com essa edição, o DEE se aproxima da marca de 50 eventos realizados desde 2016, o que mostra a consolidação dessa iniciativa como um espaço essencial de capacitação e intercâmbio de ideias.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte