Agricultura

Roça Sustentável: experiência 'antiga' aumenta produtividade em até cinco vezes

Tecnologia, com a ajuda de observação em unidades de referência, quintuplica a produtividade da mandioca e incrementa em até 50% as culturas de arroz e milho

Agência Gov | via Embrapa
09/05/2025 12:15
Roça Sustentável: experiência 'antiga' aumenta produtividade em até cinco vezes

Na mesma área e sem uso de fogo, a Roça Sustentável (Criaf) diversifica a produção e otimiza a produtividade da mandioca, arroz, milho, feijão e outras culturas. O objetivo é melhorar a produtividade e a renda de agricultores familiares, que correspondem a mais de 80% dos produtores dentro da região do Matopiba - região formada pelo estado do Tocantins e partes dos estados do Maranhão, Piauí e Bahia, onde ocorreu forte expansão agrícola a partir da segunda metade dos anos 1980.

O resultado da metodologia da Roça Sustentável é o aumento em até cinco vezes da produtividade da mandioca e em 50% a produtividade do arroz e do milho. Também reduz a carga de trabalho e o gasto com mão de obra, sobrando mais tempo e dinheiro para a família. O retorno social é mais renda, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional.

A Roça Sustentável é um conjunto de tecnologias que buscam a diversificação da produção, envolvem as culturas alimentares do arroz, milho, feijão caupi e mandioca, dentre outras, aumentando o leque de produtos do pequeno agricultor com excelentes resultados de produção. Além do consórcio o sistema preconiza a rotação de culturas com uso de “safrinha”, prática que intensifica o uso da terra com sustentabilidade, conservação e manejo adequados do solo.

Os sistemas agrícolas consorciados consistem basicamente em organizar a diversificação produtiva da família em faixas/fileiras, separando as culturas cultivadas de forma que não haja competição entre elas por nutrientes, água, luz e espaço. Essa é a grande lógica do sistema: diversificar com sustentabilidade.

A tecnologia será tema de palestra do analista da Embrapa Maranhão Carlos Santiago na manhã do dia 15, às 9h20, durante III Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar. Também poderá ser observado na Vitrine de Tecnologias da Agrobalsas.

Unidades de referência

A metodologia preconiza a implantação de URTs – Unidades de Referência Tecnológica em áreas de um hectare nas comunidades selecionadas pelo parceiro local com a participação dos técnicos e produtores das regiões. As URTs funcionam como unidades de construção do conhecimento onde, durante o desenvolvimento das culturas, são repassadas informações sobre o manejo do consórcio e de cada cultura individualmente, por meio de dias de campo, visitas técnicas, cursos, seminários e na prática de condução dos trabalhos pela comunidade.

A transformação das regiões é uma consequência da melhoria da eficiência de cada agricultor familiar que utiliza a tecnologia. Nas regiões beneficiadas pelas ações, ocorre uma mudança gradual de atitude por parte das autoridades, instituições e produtores. O desenvolvimento regional começa a acontecer via inclusão produtiva de pequenos agricultores familiares que passam a vender o seu excedente de produção.

Em termos ambientais, a reconfiguração do “roçado” ao incentivar o consórcio e a rotação de culturas acontece um sinergismo de outros fatores como o incremento na ciclagem de nutrientes, melhor e maior manutenção da biodiversidade, melhora a conservação e a fertilidade do solo e nutrição às plantas, facilita o controle de ervas daninhas, facilita o manejo de pragas e doenças das culturas e diminui a incidência dessas pragas e doenças. Essas práticas agrícolas ainda intensificam a eficiência do uso da terra e ainda recupera áreas degradadas, preservando a biodiversidade, pois evita a prática de derruba e queima e o desmatamento de novas áreas.

Embrapa no Agrobalsas

De 12 a 16 de maio, a Embrapa vai participar da 21ª edição do Agrobalsas, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Este ano, o tema é “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento, realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, será na Fazenda Sol Nascente – Balsas-MA.

A Embrapa vai marcar presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação sinérgica da Embrapa Maranhão a partir da sua Unidade de Execução de Pesquisa – UEP em Balsas, a UEP Balsas, no sul do Maranhão, e mais 10 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio-Norte e Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos.

O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, pela sua localização em ponto estratégico da região em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas.

A presença das Unidades da Embrapa no evento será marcada por palestras técnicas, vitrine tecnológica e estande com informações sobre tecnologias e a história da Empresa na região. A coordenação é da Embrapa Maranhão.

Link: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/100376108/roca-sustentavel-criaf-e-tema-de-palestra-eestara-na-vitrine-tecnologica-da-agrobalsas-2025?p_auth=26JuFDD4
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte