Segurança alimentar e combate às desigualdades são destaque no II Diálogo Brasil-África
Encontro marca a troca de experiências entre autoridades brasileiras e de países africanos no âmbito do combate à fome e desenvolvimento rural. Evento ocorre entre terça e quinta-feira (20 a 22/5)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta segunda-feira (19/5), de encontro com as delegações do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A solenidade para marcar a chegada das lideranças e dos representantes africanos foi realizada no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Confira a transmissão completa
O II Diálogo Brasil-África será realizado de 20 a 22 de maio de 2025, em Brasília, e reflete a prioridade da política externa brasileira em fortalecer as relações com os países africanos, pautada em valores compartilhados e cooperação baseada na solidariedade e respeito mútuo. O encontro promoverá o intercâmbio de conhecimentos e experiências, a fim de contribuir para o fortalecimento da produção alimentar nos países africanos.
Entre os principais objetivos do encontro, destacam-se iniciativas como a troca de conhecimentos e tecnologias e o debate do papel de políticas bem-sucedidas no combate à fome e à pobreza, a exemplo de ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O II Diálogo Brasil-África também pretende estabelecer novas oportunidades de cooperação técnica entre o Brasil e os países africanos, com foco em desenvolvimento rural e segurança alimentar. A expectativa é que o evento fortaleça a cooperação bilateral e multilateral entre as nações.
A programação prevê visitas de campo nos dois primeiros dias: no dia 20 serão realizadas visitas no entorno de Brasília, unidades da Embrapa e cooperativas, nas quais serão abordados temas como agricultura familiar, sistemas de integração, saúde do solo, acervo genético de hortaliças, bioinsumos, reuso de esgoto e comercialização.
No dia seguinte (21/5), as visitas ocorrem no Vale do São Francisco, com foco na Embrapa Semiárido e produtores, explorando tecnologias para convivência com a seca, rebanho resistente, agricultura irrigada e fruticultura tropicalizada.
O último dia do encontro (22/5) será dedicado ao “Diálogo de Alto Nível”, com painéis sobre sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nessa linha, será realizado um diálogo sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, suas políticas públicas e financiamento.
Também compõem a programação do evento reuniões bilaterais entre delegações brasileiras e de países africanos, com vistas ao fortalecimento de parcerias e à ampliação da cooperação técnica e institucional. A primeira edição do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural foi realizada em 2010.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte