“É uma competição de futebol com recorde de diversidade de nacionalidades entre os jogadores participantes, supera a tradicional Copa do Mundo de Seleções e o Brasil é o único que possui quatro times representantes. Essa gestão da Embratur tem compromisso com a inovação e estar presente em um evento que já nasce com vocação internacional é uma oportunidade sem igual de promover o nosso país, nosso povo e nossos destinos”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A parceria da Embratur com os clubes prevê a exibição de pequenos vídeos nas casas oficiais dos clubes que promovem um Brasil diverso, sustentável e pronto para receber os turistas estrangeiros com hospitalidade e alegria. As produções destacam, por exemplo, os emocionantes safáris no Pantanal, as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a cultura vibrante do Rio de Janeiro e a rica história de Paraty – todos destinos reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO.
Além disso, iniciativas dos próprios clubes irão permitir aos torcedores contato com a cultura, musicalidade e gastronomia brasileiras.
Vale ressaltar que o Brasil vive um ano histórico em relação ao turismo internacional. Somente nos cinco primeiros meses do ano, mais de 4,8 milhões de visitantes internacionais estiveram nos destinos nacionais, o que representa aumento de 49,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Também nos Estados Unidos, no fim de maio, a Embratur iniciou campanha publicitária para atrair norte-americanos ao Brasil. As peças estão sendo exibidas em pontos estratégicos do país e têm foco na autenticidade, sustentabilidade e exuberância dos destinos brasileiros e visa mostrar que “não há lugar como o Brasil no mundo”. A campanha tem sido veiculada nos estados de Massachusetts, Califórnia, Colorado, Nova York, Illinois, Texas, Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e no Distrito de Columbia.
Casa Botafogo
Situada em Venice Beach, na cidade de Los Angeles, a Botafogo House será o ponto de encontro oficial para os torcedores alvinegros durante a Copa do Mundo de Clubes FIFA. Entre 15 a 22 de junho, a casa alvinegra sediará atividades culturais, exposições, ativações de patrocinadores e celebrações temáticas, levando o melhor da cultura brasileira e da história do clube alvinegro ao público internacional, consolidando a atmosfera que envolve o Botafogo nos EUA.
Casa Flamengo
Entre 14 e 25 de junho, o Flamengo estará presente no Icon Park, em Orlando, com a Casa Flamengo — um espaço dedicado à promoção da marca e à convivência, celebração e engajamento com a torcida durante o Mundial de Clubes da Fifa. O local contará com uma programação especial, das 13h às 22h, incluindo transmissão dos jogos, ativações promocionais, experiências exclusivas para torcedores e a presença de convidados, influenciadores e ex-jogadores do clube.
Casa Fluminense
A Fluminense House ocupará dois bares, em Nova York e Miami, locais onde o time joga na primeira fase, e levará tricolores para uma festa em travessia no Rio Hudson a bordo de um barco. Em Nova York, onde o Fluminense disputa dois dos três jogos da fase de grupos, o Bar Legends (6 W 33rd Street), se tornará o ponto de encontro dos tricolores entre 17 e 21 de junho. Já em Miami, o local escolhido para ser a casa do torcedor do Fluminense foi o Magic 13 Brewing (340 NE 61st St), nos dias 24 e 25 de junho.
Casa Palmeiras
A Casa Palmeiras do Mundial de Clubes ocorrerá em três locais diferentes dos Estados Unidos: New Jersey (de 14 a 20/06) e Miami (de 19 a 25/06), cidades-sede dos três primeiros duelos do Alviverde na competição, e Greensboro, que receberá a delegação palmeirense ao longo da competição. Os palmeirenses poderão acompanhar os jogos da equipe no Mundial ao vivo e viver experiências únicas por meio de ativações, exposições e eventos especiais sobre a história, a cultura e a identidade da equipe verde e branca.