Mutirão do INSS em Manaus atende quase 700 pessoas no final de semana
Para a ação, o INSS contou com o trabalho de 20 servidores entre administrativos, peritos médicos e assistentes sociais

A Agência da Previdência Social de Benefício por Incapacidade (APS/BI), em Manaus, atendeu quase 700 pessoas no final de semana dos dias 28 e 29 de junho. Para a ação, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contou com o trabalho de 20 servidores entre administrativos, peritos médicos e assistentes sociais.
O público era de requerentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Benefício por Incapacidade que estavam com o agendamento para datas futuras e pôde adiantar seu atendimento por conta da ação que juntou esforços da Superintendência Regional do INSS para as regiões Norte e Centro-Oeste, do Departamento de Pericia Médica Federal e da Gerência-Executiva do INSS em Manaus.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, visitou o mutirão em Manaus no sábado (28/6) e conferiu como estavam sendo realizados os atendimentos, falou com segurados e servidores e destacou a realização de ações como essa. "O mutirão de atendimento, ele mostra uma preocupação do INSS em diminuir o tempo de espera do cidadão, e também de mostrar a importância do atendimento presencial, em que o segurado se sente mais seguro vindo a uma unidade e sendo recebido por um servidor. É uma forma de humanizar o nosso trabalho", explicou o presidente que, na ocasião, estava acompanhado do superintendente do INSS para as regiões Norte/Centro-Oeste, Iracemo Coelho e o gerente-executivo em Manaus, Raimundo Pereira.
Maria Timóteo foi uma das pessoas que tiveram o atendimento adiantado. "O INSS entrou em contato comigo, e eu já estava com um agendamento pro final de julho de 2025, e consegui a data de hoje pra ser atendida", conta a senhora de 63 anos ao lado da filha Diane Timóteo que a acompanhou a mãe durante a perícia. "Esses mutirões são importantes porque a gente depende dessa renda, então foi muito bom e fomos bem atendidas pelo pessoal que adiantou pra gente a perícia".
Durante os mutirões que o INSS promove pelo país, os profissionais que lidam diretamente com o público sempre relatam algumas surpresas positivas no atendimento. É o caso da assistente social Gisele Matias Maciel que recebeu o segurado Dejacy de Souza Caranga, e identificou que ao requerer o BPC, na verdade ele teria direito a uma aposentadoria por tempo de contribuição, que é mais vantajosa entre outras coisas porque dá direito à parcela de 13⁰ salário, o que não acontece com o BPC, e ali mesmo Dejacy ja teve o novo benefício habilitado. "Ao fazer a pesquisa do sr. Dejacy verificamos um período de contribuição de mais de 42 anos, o que pode habilitá-lo a um outro tipo de benefício sem necessidade de perícia ou outros critérios de um BPC", explicou a assistente social.
O trabalho de adiantar os atendimentos e diminuir a fila de espera por serviços como perícia médica e avaliação social continuará em Manaus. "Daqui duas semanas um novo mutirão será realizado", detalhou o superintendente Iracemo Coelho.
Prevbarco
O presidente do INSS aproveitou a visita ao mutirão em Manaus, e conheceu uma das unidades do PrevBarco, que atua como uma agência fluvial e atende comunidades ribeirinhas que vivem em localidades de difícil acesso e mesmo que não possuem uma Agência da Previdência Social. Na ocasião, o presidente também visitou as instalações da Gerência-Executiva de Manaus, localizada no centro da capital manauara.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte