Mulheres

Projeto Jandaíras: mulheres e saberes tradicionais transformam sociobiodiversidade nordestina

Parceria entre MDA e UFRPE promove fortalecimento da autonomia das mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais, geração de renda, segurança alimentar e desenvolvimento de produtos da sociobiodiversidade

Agência Gov | Via MDA
12/06/2025 11:45
Projeto Jandaíras: mulheres e saberes tradicionais transformam sociobiodiversidade nordestina
Divulgação/MDA
Projeto tem o objetivo de gerar renda, garantir a segurança alimentar e nutricional, fortalecer a autonomia das mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais

O Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais transformando a Sociobiodiversidade Nordestina tem entre seus principais objetivos gerar renda, garantir a segurança alimentar e nutricional, fortalecer a autonomia das mulheres de Povos e Comunidades Tradicionais, bem como inseri-las nos mercados institucionais a partir do desenvolvimento de produtos da sociobiodiversidade em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos.

O Projeto é fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), por meio da Secretaria de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais (SETEQ), em colaboração com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A SETEQ tem o papel de gerenciar a descentralização de recursos, acompanhar e oferecer suportes necessários a sua execução.

Atende 36 grupos produtivos dos estados do Nordeste e um de Minas Gerais, beneficiando diretamente 650 mulheres de nove diferentes segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais: quilombolas, indígenas, pescadoras artesanais, ciganas, povos de terreiro, quebradeiras de coco babaçu, marisqueiras e caatingueiras.

Conta com recursos no valor de R$10.850.959,75 para execução, com vigência até o final de 2025. Compreende ações de estruturação de agroindústrias, compra de insumos, formação em adequação dos empreendimentos às legislações sanitárias e boas práticas de fabricação de alimentos, planejamento, gestão de empreendimentos coletivos e criação/fortalecimento de espaços de comercialização.

Projeto jandairas
Projeto jandairas

Em dezembro de 2024, no âmbito das ações das jovens nos processos de fortalecimento da comercialização dos produtos, foram entregues kits contendo 37 caixas de som, 37 tablets, 37 impressoras, 37 projetores, 74 extensões, 74 microfones e 37 notebooks, além de aventais, kits EPI, camisas UV e chapéus para participação nas feiras.

Na fase de diagnóstico, finalizada em abril de 2025, a equipe técnica visitou os 37 grupos beneficiários para identificar as necessidades de cada grupo e, de forma individualizada, promover adequações dos espaços para beneficiamento e diversificação da produção, acesso a mercados institucionais, feiras, redes de comercialização, entre outros.

Para a estruturação das agroindústrias, as entregas já foram iniciadas e contam com equipamentos como freezer, fogão industrial, botijão de gás, balança digital, geladeira, congelador, carrinho de mão, bicicleta de carga, entre outros equipamentos e implementos específicos para cada grupo e suas necessidades. Essas entregas representam o valor de, aproximadamente, R$ 3.600.000,00.

Está prevista a realização de novas entregas para seis grupos beneficiários de Pernambuco em 16/06, com a participação da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário do Estado e da Secretária-Executiva do MDA, Fernanda Machiaveli.

Grupos beneficiados: Grupo de Mulheres da Comunidade Quilombola de Feijão e Posse, Grupo de Mulheres Marisqueiras de Tamandaré, Grupo de Mulheres Pescadoras de Barra de Sirinhaém e Aver-o-Mar, Grupo de Mulheres Caravana da Esperança, Grupo de Mulheres Quilombolas de Conceição das Crioulas, Grupo de Mulheres do Jupago Kreká – Indígenas Xukuru do Ororubá.

Link: https://www.gov.br/mda/pt-br/noticias/2025/06/projeto-jandairas-mulheres-e-saberes-tradicionais-transformando-a-sociobiodiversidade-nordestina
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte