Social e Políticas Públicas

Pronasci Juventude: 1500 jovens serão atendidos no Rio de Janeiro

Juventude do Complexo da Penha, do Alemão, de Manguinhos e da Maré terá acesso a oficinas e cursos livres, além de cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec.

Agencia Gov | Via MJSP
28/06/2025 16:38
Pronasci Juventude: 1500 jovens serão atendidos no Rio de Janeiro
Nayane Silva/MJSP
O Pronasci Juventude é uma política pública estratégica que alia segurança, prevenção, formação e cidadania.

O Pronasci Juventude abriu, oficialmente, suas portas aos jovens de 15 a 24 anos do Rio de Janeiro, com a aula inaugural que aconteceu neste sábado (28), na Arena Dicró, no Rio de Janeiro. O projeto atenderá a juventude do Complexo da Penha, do Alemão, de Manguinhos e da Maré, com oficinas e cursos livres, além de cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec.

Foram 417 jovens reunidos ao longo de toda manhã, compartilhando projetos, sonhos e conhecendo mais sobre a iniciativa que chega para ampliar as oportunidades no território. No evento, os jovens também tiveram a oportunidade de participar de apresentações culturais com muita dança, além oficinas de grafitti e slam.

O programa implementado no Rio de Janeiro é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executado pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e a Secretaria Especial da Juventude Carioca.

Durante a aula inaugural, a secretária da Senad, Marta Machado, afirmou que a chegada do programa ao Rio de Janeiro leva também direitos à juventude carioca. “Chegamos hoje nos territórios de Penha, do Alemão, de Manguinhos e da Maré levando direitos para as juventudes, oferecendo atenção psicossocial e reconstrução de projetos de vida. Chegamos levando a oportunidade de ingressar nos Institutos Federais, de ter uma formação técnica, de conseguir realizar seus sonhos”, disse.

O Pronasci Juventude é uma política pública estratégica que alia segurança, prevenção, formação e cidadania. Com foco nos territórios mais afetados pela violência, o programa busca transformar vidas por meio de educação, cultura e trabalho, com forte embasamento em evidências científicas, articulação municipal e compromisso com a equidade.

A secretária Marta Machado também destacou o principal objetivo da iniciativa: oferecer aos jovens as oportunidades que eles merecem. “O Governo Federal chega para oferecer um outro caminho, para apostar nesses jovens e mostrar o potencial que eles tem”, disse.

A coordenadora do Núcleo do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Fiocruz, Ana Paula Guljor, destacou o papel da instituição na redução das desigualdades. “Entendemos o desafio da Fiocruz, se por um lado é a produção de insumos, no caso das vacinas e dos fármacos, por outro lado é também construir processos inovadores, novas tecnologias que estejam à serviço da redução das desigualdades e da ampliação do acesso à saúde e do acesso à educação”, disse.

A secretária especial da Juventude Carioca, Gabriela Rodrigues, também deu seu recado aos jovens: “c ada um tem dentro de si desejos que ninguém conhece. Políticas públicas como essa aqui existem para que os jovens possam vir a ser tudo que têm potencial para ser. É importante construir a oportunidade para que eles encontrem a estrada para alcançar os seus sonhos ”.

A deputada federal Laura Carneiro, que também participou da aula inaugural do programa, destacou o papel dos jovens que farão parte da iniciativa. “Vocês vão ter a chance de transformar a vida de outros jovens e esse é o maior papel de vocês. De ensinar para os jovens que existe um caminho, uma possibilidade de transformação. Agarrem essa oportunidade, lutem de verdade para ser grande, para ser forte, para ser potente, porque todos vocês são capazes”, concluiu.

Sobre o programa

O Pronasci Juventude atenderá jovens selecionados com base em critérios de vulnerabilidade agravada ou que indicam risco de mortalidade violenta, como problemas associados ao uso de álcool e outras drogas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de evasão escolar, jovens em situação de rua, entre outros.

Expansão do Pronasci Juventude

Até 2026, o Pronasci Juventude pretender atender 4 mil jovens dos municípios de Salvador (BA), do Rio de Janeiro (RJ), do Recife (PE), de Cabo de Santo Agostinho (PE), de Manaus (AM), de Tabatinga (AM), de Iranduba (AM), de Mananacapuru (AM) e de cinco regiões administrativas do Distrito Federal.

 
Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/pronasci-juventude-1500-jovens-serao-atendidos-no-rio-de-janeiro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte