Social e Políticas Públicas

“A classe média está crescendo e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, diz ministro

O aumento da renda das famílias brasileiras permitiu que quase 1 milhão de pessoas deixassem o Bolsa Família em julho

Agência Gov | Via MDS
22/07/2025 13:18
“A classe média está crescendo e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, diz ministro

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, foi entrevistado pelo programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido ao vivo pelo Canal Gov , nesta terça-feira (22.07), em Brasília. Na conversa, salientou conquistas no combate à fome e à pobreza implementadas pela pasta.

No decorrer da entrevista, Dias detalhou os avanços das ações do MDS para os brasileiros que ainda enfrentam a vulnerabilidade social. “Um dos nossos programas que tem dado muito resultado é o Programa Acredita no Primeiro Passo, que favorece a geração de renda por meio do emprego, do empreendedorismo e da capacitação”, explica.

O ministro também enfatizou ações de superação da pobreza. “A classe média está crescendo e boa parte é o público do Bolsa Família que está ascendendo”, celebra. O aumento da renda das famílias brasileiras permitiu que quase 1 milhão de pessoas deixassem o Bolsa Família no mês de julho.

A maior parte dos desligamentos ocorreu após cumprirem a Regra de Proteção: 536 mil famílias alcançaram renda mensal entre R$ 218 e meio salário-mínimo por pessoa no núcleo familiar e completaram 24 meses de permanência na regra, prazo máximo para receber 50% do valor do benefício.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), das 1,7 milhão de vagas com carteira assinada criadas no Brasil em 2024, 98,8% foram ocupadas por pessoas cadastradas no CadÚnico. Entre os contratados, 1,27 milhão (75,5%) eram beneficiários do Bolsa Família.

A Regra de Proteção do Bolsa Família é um mecanismo previsto em lei que garante a continuidade do apoio financeiro do Bolsa Família a famílias que começaram a melhorar de vida, mas ainda enfrentam instabilidade . “Nosso objetivo é tirar essas famílias da vulnerabilidade”, pontuou o ministro.

Combate à Fome

Ao  longo da entrevista, o ministro destacou avanços no combate à fome no Brasil, com a implementação de um conjunto de ações e políticas públicas. Entre elas, está o Plano Brasil Sem Fome, que tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030. Na próxima semana, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) deve anunciar, em evento na Etiópia, com participação do ministro Wellington Dias, dados que indicam que o Brasil está no caminho para erradicar a fome.

“Recebemos o Brasil, em 2022, com 33,1 milhões de pessoas passando fome. Já reduzimos esse número em 24,4 milhões. Isso significa que 85% das pessoas em insegurança alimentar severa saíram dessa condição. É uma conquista importante”, afirmou Dias. “Nosso objetivo é que, até julho de 2026, o país esteja formalmente fora do Mapa da Fome. Se conseguirmos, será um recorde: sair da fome em apenas três anos, contra os 11 que levamos da última vez.”

Bom dia, Ministro

O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O programa é transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil".

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/201ca-classe-media-esta-crescendo-e-boa-parte-e-o-publico-do-bolsa-familia-que-esta-ascendendo201d-diz-wellington-dias-em-entrevista
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte