Agricultura

Abertas candidaturas a Conselhos de Usuários da Claro, Oi, TIM e Vivo

Estão publicados os Editais de convocação dos candidatos aos Conselhos de Usuários para o mandato 2026/2028

11/07/2025 14:56
Abertas candidaturas a Conselhos de Usuários da Claro, Oi, TIM e Vivo

Os interessados podem registrar as candidaturas aos Conselhos de Usuários das prestadoras Claro, Oi, Tim e Vivo até 25 de julho, de acordo com as regras dos Editais. A votação ocorrerá entre 1º e 12 de setembro, e a publicação do resultado, a ser divulgado pelas respectiva prestadora, será em 29 de setembro.

As vagas nos Conselhos são destinadas a usuários de serviços de telecomunicações, entidades sem fins lucrativos que atuem na defesa dos interesses do consumidor e entidades integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Os novos membros – eleitos pelo critério de maior número de votos válidos, por categoria e macrorregião – exercerão seus mandatos no período de 1º de janeiro de 2026 até 31 de dezembro de 2028. 

Para os Editais de convocação dos candidatos, acesse as seguintes páginas online da Claro, da Oi, da TIM e da Vivo. As ações desempenhadas e discussões realizadas no âmbito dos Conselhos de Usuários são informadas ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), que assessora e subsidia o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os Conselhos de Usuários são espaços de participação social, formados por cidadãos brasileiros e representantes de órgãos e entidades de defesa do consumidor. Têm caráter consultivo, com função de avaliar os serviços e a qualidade de atendimento das prestadoras, além de apresentar propostas e sugestões para a melhoria dos serviços, bem como disseminar orientações sobre direitos e deveres dos usuários.  Mais informações sobre Conselhos estão disponíveis no portal da Anatel.

Link: https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/abertas-candidaturas-a-conselhos-de-usuarios-da-claro-oi-tim-e-vivo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte