Social e Políticas Públicas

Brasil e Ruanda firmam memorando para cooperação em segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável

Ministros Wellington Dias e Mark Bagabe, do país africano, tiveram reunião bilateral durante Cúpula das Nações Unidas de Sistemas Alimentares (UNFSS+4)

Agência Gov | Via MDS
28/07/2025 15:22
Brasil e Ruanda firmam memorando para cooperação em segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável

Brasil e Ruanda firmaram um memorando de entendimento para a cooperação bilateral no campo da segurança alimentar e do desenvolvimento rural sustentável. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e copresidente da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, Wellington Dias, assinou o documento durante encontro com Mark Bagabe, ministro da Agricultura e Recursos Animais do país africano.

A reunião bilateral aconteceu em Adis Abeba, capital da Etiópia, que sedia a Cúpula das Nações Unidas de Sistemas Alimentares (UNFSS+4), nesta segunda-feira (28.7). Wellington Dias celebrou o acordo com Ruanda e o momento que o Brasil está vivendo. “Nos alegra o fato de estarmos avançando nessa parceria. Celebramos essa nova etapa e vamos trabalhar para bons resultados no futuro. Nós estamos trabalhando para garantir a erradicação da fome e da pobreza e trocamos experiências entre os dois países”, comemorou.

O ministro brasileiro explicou que a assinatura do memorando e o engajamento de Ruanda ao Plano de Implementação Acelerada, no âmbito da Aliança Global, representam uma oportunidade estratégica de avançar nos objetivos de erradicar a fome e a pobreza. “Vamos motivar nossas equipes técnicas para que as atividades comecem a ser implementadas o quanto antes para que resultados concretos sejam alcançados, demonstrando a efetividade da cooperação Sul-Sul”, pontuou.

Wellington Dias reforçou o quanto as ações irão beneficiar o desenvolvimento em Ruanda, que junto ao Brasil, é um dos países fundadores da Aliança Global.  “A cooperação em agricultura de pequena escala é fundamental, mas pela Aliança Global já estamos também avançando com Ruanda na área de inclusão socioeconômica, tanto urbana quanto rural”, prosseguiu.

O ministro Mark Bagabe, da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda, explicou a importância da parceria. “Hoje é um momento importante nas nossas relações com o Brasil. Estamos consolidando nossas parcerias na extensão agrícola e na transferência de tecnologias.”

O acordo firmado contempla uma ampla gama de iniciativas conjuntas voltadas à promoção da agricultura resiliente, ao fortalecimento das políticas públicas e à ampliação do acesso a insumos, tecnologias e água para a produção agrícolas em ambos os países.

O momento valoriza a experiência brasileira em políticas de combate à fome e a estrutura institucional ruandesa voltada à integração entre agricultura, proteção social e inclusão produtiva.

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Está em andamento o Plano de Implementação Acelerada (fast-track) do Vision Umurenge Programme (VUP), programa de referência de Ruanda para proteção social, com cobertura nacional.

O VUP é estruturado em três componentes principais: Redes de proteção social, por meio de transferências monetárias a famílias em situação de vulnerabilidade extrema; inclusão econômica e produtiva, com fornecimento de ativos, capacitação e acesso a crédito; acompanhamento personalizado, com apoio de assistentes sociais que atuam diretamente com as famílias.

As metas do VUP até 2030 incluem alcançar 927 mil domicílios vulneráveis com pacotes integrados de apoio, fortalecer a gestão descentralizada e digitalizada do sistema e consolidar políticas públicas intersetoriais.

Neste contexto, a cooperação com o Brasil poderá contribuir com: Capacitação técnica de agentes comunitários e gestores locais; apoio à modelagem de programas de transferência de renda condicionada e produtiva; compartilhamento de experiências brasileiras em cadastro social, alimentação escolar e assistência técnica rural; e fortalecimento de sistemas de monitoramento e avaliação baseados em evidências.

O alinhamento político e técnico entre os dois países fortalece a cooperação Sul-Sul e poderá gerar resultados concretos para ambos os lados. A consolidação dessa parceria poderá ser formalizada por meio de agendas bilaterais de alto nível, missões técnicas e mobilização de parceiros internacionais.

28/07/2025 Reunião bilateral com o Sr. Mark Bagabe, Ministro da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda para assinatura do Memorando de Entendimento

Assessoria de Comunicação – MDS

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/brasil-e-ruanda-firmam-memorando-para-cooperacao-em-seguranca-alimentar-e-desenvolvimento-rural-sustentavel
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte