Amazônia

Projeto Rondon beneficia 48 mil ribeirinhos no Amazonas

Atividades mobilizaram mais de 260 rondonistas e 25 Instituições de Ensino Superior, de nove unidades da Federação, e cerca de 700 militares

Agência Gov | Via MD
29/07/2025 12:00
Projeto Rondon beneficia 48 mil ribeirinhos no Amazonas
Divulgação/MD
Comunidades foram atendidas por meio de 1.256 oficinas práticas, em áreas como direitos humanos, justiça, educação, saúde, meio ambiente, trabalho e tecnologia

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, encerrou no dia 25 de julho a Operação Amazonas. A edição contemplou 12 municípios ribeirinhos do Amazonas e deixou um legado de desenvolvimento sustentável e cidadania, com 48 mil pessoas beneficiadas. As atividades ocorreram de 8 a 25 de julho, com a mobilização de 262 rondonistas e 25 Instituições de Ensino Superior (IES), de nove unidades da Federação, e cerca de 700 militares.

Na avaliação do coordenador-geral do Projeto Rondon, Coronel Euclides Soljenitsin, o impacto das ações foi positivo e superou a expectativa.

O sucesso da Operação Amazonas é fruto de um esforço coletivo, uma sinergia voltada para construir soluções sustentáveis, para inclusão social e a redução das desigualdades regionais. Tudo isso só foi possível porque todos uniram seus esforços para o bem comum, fortalecendo também a cidadania entre os estudantes universitários”, declarou Soljenitsin

As comunidades foram atendidas por meio de 1.256 oficinas práticas, em áreas como direitos humanos, justiça, educação, saúde, meio ambiente, trabalho e tecnologia. “Eles vieram aqui abrir portas para nós, artesãos, e tantos outros”, declarou a artesã Elisabete Maciel, que participou de oficinas no município de Urucurituba. Segundo ela, “o Projeto Rondon faz parte de um crescimento”.

O rondonista Roni Leal Nunes, estudante de Medicina , confirmou a importância da iniciativa. “O Rondon proporciona isso, ele é uma semente que leva para as pessoas a oportunidade de serem vistas”, destacou.

A Operação Amazonas abrangeu os municípios de Alvarães, Anamã, Anori, Barcelos, Careiro da Várzea, Fonte Boa, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, Tabatinga, Tefé e Urucurituba.

Assistência humanitária

Além das oficinas práticas, as comunidades ribeirinhas puderam contar com serviços de saúde ofertados pela Marinha do Brasil, por meio do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles. Na embarcação, foram realizados 840 atendimentos médicos, 124 atendimentos odontológicos, 646 exames laboratoriais, 90 mamografias e distribuídos cerca de 23 mil medicamentos.

Para viabilizar a execução do Projeto, a Operação Amazonas também contou com o apoio do Exército, da Força Aérea Brasileira, dos governos federal, estadual e municipal e de empresas e instituições locais.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa. Por meio da iniciativa, universitários e professores, chamados rondonistas, atuam em parceria com comunidades locais, levando conhecimento e soluções sustentáveis para desafios regionais. Desde 2005, as 97 operações realizadas já impactaram, aproximadamente, 2 milhões de brasileiros.

Link: https://www.gov.br/defesa/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/cidadania-projeto-rondon-beneficia-48-mil-ribeirinhos-no-amazonas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte