Declaração dos Líderes do Brics ressalta avanço em TI e Comunicação
Conectividade significativa, transformação digital, e o uso equitativo e sustentável dos recursos de conectividade espacial foram destaques

Os líderes do Brics assinaram, no Rio de Janeiro, a Declaração Conjunta da 17ª Cúpula. O documento sela o compromisso do bloco com o fortalecimento do multilateralismo, a defesa do direito internacional e a busca por uma ordem global mais equitativa.
Na declaração, as atividades do Grupo de Trabalho liderado pelo Ministério das Comunicações ganharam destaque. O GT de TICs do Brics foi um espaço estratégico de articulação entre os países-membros para fortalecer a inclusão digital, a inovação tecnológica e a soberania digital.
“O fortalecimento da transformação digital nos países do Brics passa pelo compromisso com a inclusão, inovação e sustentabilidade”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Trecho da declaração agradece os esforços da presidência brasileira na organização do Webinar sobre Transformação Digital e Conectividade Significativa, e incentiva a continuidade do compartilhamento de conhecimento e da troca de políticas para facilitar a adoção das TICs, garantindo serviços digitais inclusivos, acessíveis e escaláveis em diversos setores.
Confira coleção de notícias da Agência Gov no Brics Brasil
Uma das prioridades tratadas pelo GT foi a sustentabilidade espacial, tema amplamente debatido e que vem ganhando cada vez mais destaque.
Na Declaração Conjunta, os países reafirmaram o compromisso de realizar esforços para alcançar o uso racional, eficiente, equitativo, justo, eficaz e econômico do espectro e das órbitas de satélites associadas. “Incentivamos uma maior cooperação entre os membros do Brics para facilitar a cooperação pela sustentabilidade espacial”, cita o documento.
A declaração consolida avanços e aponta caminhos para uma transformação digital que beneficie de forma equitativa todos os países-membros. O trabalho desenvolvido pelo GT de TICs reforça o protagonismo do Brasil na construção da agenda digital do Brics.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte