Em bilateral com presidente da Nigéria, Lula discute ampliação do intercâmbio comercial
Ao longo da reunião com Bola Ahmed Tinubu foram abordados potenciais de cooperação em transição energética, ciência, observação espacial, além de tecnologia e inovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde deste sábado, 5 de julho, com o presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, no contexto da Cúpula do BRICS. A Nigéria é um dos dez países parceiros do grupo.
No encontro, os líderes celebraram os resultados da recente missão do Vice-Presidente Geraldo Alckmin à cidade de Abuja, por ocasião da retomada do Mecanismo de Diálogo Estratégico Brasil-Nigéria. Reafirmaram a disposição de aprofundar as relações bilaterais entre os países, que têm laços históricos e interesses de desenvolvimento comuns.
A ampliação do intercâmbio comercial e dos investimentos recíprocos foi uma das prioridades tratadas no encontro, tendo em vista o tamanho dos mercados consumidores e o potencial das economias brasileira e nigeriana.
Os presidentes ressaltaram a importância de estabelecer conexões aéreas diretas entre os países, o que alavancaria o turismo e as oportunidades de negócios dos dois lados do Oceano Atlântico.
O mandatário nigeriano apresentou a agenda de reformas em andamento no país e oportunidades de investimento em áreas como infraestrutura, energia e produção de fertilizantes. Ressaltou o interesse em estabelecer cooperação para aumentar a produtividade do setor agropecuário nigeriano, destacando a Embrapa como referência em pesquisa e inovação agrícola.
Ao longo da reunião, foram discutidos também projetos de cooperação em transição energética, ciência, tecnologia e inovação, e observação espacial.
COP 30 - O presidente Lula reforçou o convite para que o presidente Bola Tinubu participe da COP 30, em Belém, e comprometeu-se a realizar fórum com empresários brasileiros e nigerianos durante a visita de Estado do líder africano a Brasília, prevista para agosto deste ano.
Confira a coleção de notícias do Brics Brasil da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte