Enem: recursos para atendimento especializado terminam nesta quarta (2)
Os estudantes que tiveram indeferida a solicitação para receber atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderão interpor recursos por meio da Página do Participante

Termina, às 23h59 (horário de Brasília) desta quarta-feira (2/7), o período de recursos referentes às solicitações de atendimento especializado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os resultados dos pedidos estarão disponíveis na Página do Participante . Para solicitar uma nova análise sobre atendimentos, é necessário enviar documentação que comprove a condição alegada. Os resultados dos recursos serão disponibilizados no dia 8 de julho.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicará as provas em 9 e 16 de novembro, nas 27 unidades da Federação. De forma excepcional, o Enem será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro nas seguintes cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba. A medida visa atender aos públicos desses municípios, em razão dos impactos logísticos da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense no período da aplicação regular do exame.
Orientações – O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes acerca do exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem, ainda, ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte