Lula: ‘Brics segue como fiador de um futuro promissor. Ao invés de barreiras, promovemos integração’
Presidente participou da abertura do Fórum Empresarial ao lado de gigantes do setor industrial do bloco. Juntos, os onze países plenos do Brics já superam 40% da economia global em paridade de poder de compra

O presidente Lula participou neste sábado (5/7) da abertura do Fórum Empresarial do Brics, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, destacou a importância do bloco para a economia mundial. “Os onze membros plenos do Brics já superam 40% do PIB global em paridade de poder de compra. Em 2024, enquanto o mundo cresceu 3,3%, registramos uma expansão média de 4% nos países do Brics”, afirmou.
Este ano seguiremos em ritmo superior. Com o crescimento de países parceiros e convidados, consolidamos o grupo como um polo aglutinador de economias prósperas e dinâmicas", acrescentou.
Lula lembrou a contribuição do bloco para a implementação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de outros avanços no fortalecimento da segurança alimentar no mundo. "Crédito rural, fomento à agricultura de baixo carbono e restauração de terras degradadas potencializam nossa capacidade de produzir alimentos para o mundo. O Brics foi essencial para a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Fortalecer o complexo industrial da saúde amplia o acesso a medicamentos e é fundamental para superar doenças socialmente determinadas que afligem os mais vulneráveis".
E reforçou o apelo pela paz para que as nações possam se desenvolver.
O fim das guerras e dos conflitos que se acumulam é uma das responsabilidades de chefes de Estado e de governo. É patente que o vácuo de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas por nossas sociedades. Estou certo de que este Fórum e a Cúpula do BRICS que se inicia amanhã aportarão soluções. Ao invés de barreiras, promovemos integração", pontuou Lula.
Confira o discurso do presidente Lula completo AQUI
Os debates do Fórum empresarial antecedem a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, que ocorre neste domingo (6/7) e segunda-feira (7/7). Os assuntos discutidos no evento serão sobre o desenvolvimento econômico sustentável, com destaque para estratégias de comércio e segurança alimentar, transição energética, descarbonização, desenvolvimento de habilidades e economia digital, além de financiamento e inclusão financeira.
Confira a coleção de notícias do Brics Brasil da Agência Gov
Sobre o evento
O encontro é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), coordenadora do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) e da Women's Business Alliance (WBA), grupos de engajamento do setor privado dos países membros, durante a presidência brasileira do bloco.
Leia também
Fórum Empresarial do Brics debate avanço da cooperação diante dos desafios globais
Quatro painéis temáticos com a participação de gigantes do setor industrial dos países membros discutirão temas como o fortalecimento do comércio e segurança alimentar no Brics, transição energética e descarbonização, transição verde e digital e estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics.
O Fórum também será palco do anúncio dos vencedores das competições "Brics Solutions Awards" e "Brics Women's Startup Contest". Com um total de 500 inscrições provenientes de países como Rússia, Brasil, China, Índia e África do Sul, o "BRICS Solutions Awards" premia 18 soluções criativas e sustentáveis em seis categorias, incluindo bioeconomia, financiamento inovador, segurança alimentar e transformação digital.
O "Brics Women's Startup Contest", um esforço conjunto do Sebrae e da WBA, recebeu inscrições de 1.032 startups, com destaque para Brasil, África do Sul e Índia. As 18 finalistas estarão presentes no evento, disseminando suas ideias criativas inscritas em seis categorias relacionadas a saúde e bem-estar, energia e infraestrutura.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte