Mais de 6 mil estudantes já foram capacitados com a Carreta Digital do MCom
Iniciativa itinerante passou por quatro estados no primeiro semestre de 2025 e oferece cursos como informática, robótica e manutenção de celulares

Mais de 6 mil estudantes da rede pública foram capacitados, só no primeiro semestre de 2025, pela Carreta Digital, projeto do Ministério das Comunicações que leva conhecimento tecnológico a diversas regiões do País. A unidade móvel passou pelo Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, oferecendo aulas gratuitas em áreas como informática básica, robótica, programação, montagem de computadores de alto desempenho (PC Gamer), manutenção de celulares e desenvolvimento de jogos.
A ação tem como objetivo promover inclusão digital e formação profissional, ampliando as oportunidades para jovens por meio do acesso à tecnologia. Com aulas práticas e infraestrutura moderna, a carreta transforma espaços públicos em verdadeiras salas de aula sobre rodas. O projeto é realizado em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).
“Essa é uma política que une educação, tecnologia e cidadania. Estamos levando oportunidades reais para quem mais precisa. Nosso compromisso é formar uma geração preparada para o presente e para o futuro digital do Brasil”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Desde janeiro, o programa já atendeu 1.989 alunos no Maranhão, 1.779 em Mato Grosso do Sul, 1.278 no Rio Grande do Sul e 995 no Distrito Federal. A expectativa é que a Carreta Digital chegue a Roraima ainda este ano. Até dezembro de 2026, o objetivo é capacitar 15 mil estudantes em todo o Brasil.
“Se você vai para uma entrevista e não sabe o básico de tecnologia, está um passo atrás de quem sabe. Esse projeto não só oferece conhecimento, ele abre portas”, afirma Samara Shemariah, de 16 anos, uma das alunas do curso no Distrito Federal.
Com foco na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a democratização do acesso ao conhecimento digital e a redução das desigualdades tecnológicas no País.
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