Após maior concurso da sua história, via CPNU, IBGE recebe 200 novos servidores
Marcio Pochmann dá boas-vindas a 200 novos servidores no Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início nesta terça-feira (8/7) à recepção de cerca de 200 novos servidores aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), em evento realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ).
O encontro marcou a etapa nacional do Programa de Integração de Novos Servidores (Pins), que busca promover um ambiente de trabalho colaborativo e acolhedor para facilitar a adaptação e integração dos aprovados. Etapas regionais do Pins estão programadas para acontecer nas próximas semanas em todos os estados.
Até sexta-feira (11), estão previstas no Pins atividades relacionadas a recursos humanos, com dinâmicas, atividades de integração e palestras sobre direitos, deveres, remuneração, sistemas e rotinas administrativas. Também serão apresentados temas como saúde, benefícios e afastamentos, gestão por entregas, avaliação de desempenho, ferramentas de gestão, entre outros.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, fez a abertura do evento, parabenizando e reconhecendo o esforço dos aprovados. “Vocês estão aqui por quê? Nós todos estamos aqui porque somos muito importantes para o nosso país, o Brasil precisa do nosso trabalho. O trabalho que o IBGE realiza é fundamental, pois é com base na realidade observada que as políticas públicas são implementadas. Se não conseguimos mostrar a realidade adequada, possivelmente as políticas públicas não serão tão precisas, eficazes e eficientes, então o nosso papel é primordial. A Instituição vai a campo, vai à casa das pessoas. Vocês são agentes do estado, somos uma instituição especial”, destacou.
Pochmann atualizou os novos servidores do IBGE sobre projetos estratégicos do Instituto. “Um país que não tem soberania de dados como pode planejar seu futuro? Por isso o IBGE tomou uma decisão, nesse processo de modernização, de deslocar seu banco de dados para uma empresa pública, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que possui uma nuvem soberana, onde os dados estão protegidos", afirmou.
"Outra novidade é a inteligência artificial. O IBGE, por ter o sigilo de dados, precisa fazer sua própria IA. Vocês estão vindo nesse momento de uso de IA, mas uso de forma soberana. E o último elemento inovador é a crescente importância da ciência de dados. É um momento excepcional. Em nome de todos os colegas do IBGE, é uma satisfação muito grande recebê-los aqui no Rio de Janeiro e os colegas nos estados”, reiterou o presidente do IBGE.
A diretora-executiva Flavia Vinhaes espera que os servidores contribuam com o IBGE
A diretora executiva, Flávia Vinhaes, lembrou da grandeza do IBGE, que está presente nas 27 Unidades da Federação, com as 27 Superintendências Estaduais, e em 566 agências municipais.
“São muitos servidores, temos muitos temporários e muitas atividades ocorrendo simultaneamente. Há 89 anos, o IBGE produz informações estatísticas e geográficas para o país. É um Instituto muito importante, um dos maiores institutos de Estatísticas e Geociências do Sul Global, e, com certeza, o Instituto de estatística que mais produz divulgações ao longo do ano no mundo. O IBGE é uma grande Instituição, espero que vocês aprendam, pois ela tem muito a ensinar. E espero, também, que vocês tragam a contribuição e conhecimentos para que possamos caminhar juntos”.

O coordenador de RH, Bruno Taranto Malheiros, pontuou que o objetivo do Pins é receber os novos servidores de uma forma organizada, acolhê-los para que eles entendam o funcionamento do IBGE e conheça a Instituição que vão trabalhar. “Nossa expectativa é que eles se integrem, uns conheçam aos outros e que saiam daqui com as informações mais importantes para a vida funcional deles. Ao que parece, os novos servidores estão bem empolgados para começar, e nós, em recebê-los”.
Expectativa dos novos servidores
Marina Guerra é gaúcha, mas reside no Rio de Janeiro, e foi aprovada no CNU para área de Comunicação. Ela destacou que “o mais importante do nosso ingresso é que estamos nesse projeto de reconstrução do país e de revalorização dos servidores públicos”. Bruno Pereira foi aprovado para Analista de Planejamento na área de suporte à infraestrutura, e irá trabalhar na diretoria de tecnologia e Informações, ele afirmou que as expectativas para o início das atividades são as melhores possíveis.
“Estava bem ansiosa, mas agora estou mais tranquila que finalmente vamos começar. A expectativa para o dia de hoje é conhecer o pessoal, saber como é que vai funcionar e os próximos passos que estão por vir”, explicou a Tecnologista de Processamentos, Maria Giulia Arcanjo da Silva.

Douglas Modesto dos Santos foi aprovado para Tecnologista de Informações Geográficas. “É a realização de um sonho. Em geografia, a gente sempre olha o IBGE como uma referência. Minha expectativa é de conhecer o pessoal, conhecer a Instituição, ver realmente como é que funciona as coisas aqui dentro e começar essa nossa jornada. Espero que a gente consiga ajudar bastante no trabalho e no dia a dia”, destacou.
“Trabalhar no IBGE vai ser uma coisa fantástica para a minha carreira e para a minha vida. O IBGE tem uma atuação na parte ambiental bem forte, com o Censo Ambiental, o Censo Florestal, e o Censo agrícola, além do foco na pesquisa, que eu tenho interesse também. Acho que vai ser muito bom", afirmou Bernardo Beluco, Engenheiro e Analista Florestal.
“Estou com uma sensação muito especial. Para gente que é jornalista, parece um sonho se tornando realidade estar em uma Instituição extremamente respeitada. Poder conhecer e me sentir integrante dessa Instituição é a parte mais especial”, explicou a Jornalista aprovada em Comunicação, Ana Paula Darvin.
“Minha expectativa para o evento de hoje é conhecer um pouco mais sobre o IBGE, conhecer onde vai ser o nosso trabalho, qual unidade do Rio a gente vai ficar. Passar no CPNU era algo que eu queria muito, e estar no IBGE era minha segunda opção, então isso diz muito sobre o quanto eu queria estar aqui. Eu estou bem ansiosa para saber como que vai ser o trabalho", pontuou a analista Poliana Ramos Teixeira.

Próximas etapas do Pins
Estão previstas, para o segundo dia (9) do Pins, discussões sobre benefícios e afastamentos que os servidores têm direito e formas de solicitação; Gestão por entregas; Avaliação de desempenho no estágio probatório e utilização do SDA Avaliação de Desempenho; e saúde.
Já para o terceiro dia (10) do Pins, estão previstas as seguintes apresentações: Progressão e promoção nas carreiras do IBGE; Sindicato; Controle de frequência e utilização do SECAF; Comunicação nos diversos modelos de trabalho; Utilização do Microsoft Teams para reuniões remotas, colaboração e compartilhamento do conhecimento da equipe.
No quarto e último dia do Pins (11), serão realizadas discussões sobre: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas; Autocuidado e promoção de saúde no ambiente de trabalho; Conflito de Interesses no serviço público; Nutrição ocupacional para novos servidores.
A segunda etapa do Pins será realizada com evento presencial em cada uma das cinco regiões do país, e terá como objetivo apresentar o IBGE, sua produção e outros aspectos do Instituto. Esta etapa terá ainda a participação do presidente do IBGE e de membros do Conselho Diretor.
Confira cronograma do Pins nos estados
• Semana de 1º a 4 de julho: DF
• Semana de 7 a 11 de julho: Etapa nacional Sede - RJ, AC, AL, AM, GO, MG, RO e TO
• Semana de 14 a 18 de julho: AP, BA, CE, MA, PA, PI, RJ, RS, SE e SC
• Semana de 21 a 25 de julho: ES, MS, PB, PE, PR, RN, RR
• Semana de 28 de julho a 01 de agosto: MT e SP
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte