Agricultura

Ministério entrega máquinas de última geração para agricultura familiar em MT

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, diz que equipar pequenos produtores com tecnologia dos grandes proporciona dignidade e competividade para todas as comunidades locais

Agência Gov | via Mapa
11/07/2025 17:45
Ministério entrega máquinas de última geração para agricultura familiar em MT
Divulgação
Fávaro e agricultores familiares em Sorriso

Na Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou a entrega de máquinas, equipamentos e implementos para impulsionar a agricultura familiar e alavancar a produtividade em comunidades rurais da região norte de Mato Grosso.

Durante o evento realizado no Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso, nesta sexta-feira (11/7), além das famílias assentadas no local, foram contempladas a Associação dos Pequenos Produtores Rurais Filhos do Sol – Alvorecer e a Cooperativa Cooperriso, de Sorriso; o assentamento 12 de outubro, localizado no município de Cláudia; a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itaúba e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sinop.

As entregas fazem parte do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Hoje ver o assentamento recebendo uma colheitadeira de última geração, como dos grandes produtores, para poder ver a pequena propriedade cada vez mais eficiente. Não vamos parar por aqui", disse o ministro.

"Temos grandes parceiros no desenvolvimento da agricultura brasileira. E são parcerias de ciência e tecnologia de ponta chegando para quem precisa, recuperando solo e tratando a terra com o conhecimento técnico para que todos possam produzir mais com eficiência e sustentabilidade”, explicou Fávaro.

favaro_carros.jpeg

Além de tratores, caminhonetes e caminhões foram entregues nesta sexta-feira

Ainda, de acordo com o ministro, as máquinas são, também, uma oportunidade de levar dignidade para o interior, recuperando estradas, substituindo pontes, fazendo com que alunos cheguem nas escolas, pacientes consigam receber atendimento.

Prefeito de Sorriso, Alei Fernandes ponderou que tão importante quanto a agriculta de larga escala, a agricultura familiar é fundamental para a produção de alimentos e nutrição escolar.

"Grande parte da alimentação escolar sai daqui do assentamento Jonas Pinheiro", completou o prefeito.

Para os assentamentos e associações contemplados, o investimento do Mapa foi de mais de R$ 5 milhões. Além do maquinário, equipamentos e insumos, os produtores poderão contar com assistência técnica e capacitação.

A primeira etapa de entregas ocorreu no fim de fevereiro nos municípios de Pedra Preta, São José do Povo e Rondonópolis. Já no mês de maio, durante a cerimônia de lançamento do programa Solo Vivo pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, em Campo Verde, foram entregues mais 80 máquinas para assentamentos da região Sul de Mato Grosso. Em junho, foram contemplados os assentamentos de Várzea Grande.

"Estamos entregando aqui para os municípios de Itaúba, Cláudia, Sinop e Sorriso vários equipamentos, tratores, implementos, veículos, caminhão refrigerado, para que possa então dar mais eficiência à produção de alimentos nessa região", comentou o ministro.

Representando os prefeitos da região Norte, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner ressaltou que o ministro Carlos Fávaro tem prestado atenção especial à agricultura de forma integrada, contemplando grandes, médios e pequenos produtores, considerando as necessidades de casa setor. "Temos que olhar principalmente para a agricultura familiar e é isso que o senhor está fazendo"

Confira as entregas realizadas nesta sexta-feira:

Sorriso
•Assentamento Jonas Pinheiro: Niveladora, calcalhadeira, caminhão basculante, caminhão câmara fria, plantadeira de cebola, plantadeira de arroz, roçadeira para trator hidráulico, colhedeira, beneficiadora de arroz, retroescavadeira com articulação central, 15 toneladas de adubo químico, 90 toneladas de calcário e um veículo Strada.
•Associação dos Pequenos Produtores Rurais Filhos do Sol – Alvorecer: trator e seis toneladas de adubo de hortaliças.
•Cooperativa Cooperriso: caminhão refrigerado e um veículo Strada.

Cláudia
•Assentamento 12 de outubro: Roçadeira, colhedora de forragem, distribuidor de sementes, motopodadores, motobombas, plantadeira, kit de irrigação padrão, caixas plásticas e um veículo Strada Volcano.

Itaúba
•Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itaúba: Colhedora de forragem, distribuidora de fertilizante de arrasto, distribuidor de sementes, roçadeira de trator, carreta agrícola basculante, trator, arado de cinco bacias, sucador, grade niveladora, enxada rotativa encadeiradora e triturador de galhos para trator.

Sinop
•Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: caminhão refrigerado e um veículo Strada.

Homenagem

Durante o evento, o ministro recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Sinop em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos para o desenvolvimento da agropecuária no município.

Também recebeu o título de cidadão sorrisense, concedido pela Câmara Municipal de Sorriso. O município é considerado a Capital Nacional do Agronegócio por reunir algumas das maiores propriedades da produção de grãos, fibras e proteínas do país e reconheceu o trabalho do ministro para o bom desempenho do setor e desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministro-carlos-favaro-destaca-mecanizacao-e-ciencia-para-garantir-mais-eficiencia-na-producao-familiar
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte