Ministro da Previdência Social acompanha ressarcimentos nos Correios
Wolney Queiroz esteve na agência de Taguatinga (DF) para escutar os beneficiários que tiveram descontos indevidos em seus benefícios

O Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, visitou a agência dos Correios em Taguatinga (DF) nesta quinta-feira (24), dia que começa o ressarcimento aos aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios do INSS. Até o momento, cerca de 2,5 milhões de pessoas buscaram atendimento sobre os descontos em mais de cinco mil agências dos Correios em todo o país, de acordo com números da empresa.
Na agência de Taguatinga, o ministro acompanhou o atendimento da beneficiária Elena Costa Freitas, que teve desconto indevido em dois benefícios que recebe, aposentadoria e pensão.
Recebem os primeiros depósitos os beneficiários que já formalizaram a adesão ao acordo de ressarcimento pelos canais oficiais, o aplicativo ou site Meu INSS e as agências dos Correios. Também é possível consultar se teve descontos pelo telefone 135.
Até agora, 1.052.128 aposentados e pensionistas já aderiram ao acordo. Nesta semana, devem receber o pagamento 533 mil beneficiários. No entanto, não é necessário correr: o prazo para contestação de descontos indevidos vai até 14 de novembro de 2025, e a adesão ao acordo continuará disponível após essa data.
Os pagamentos são feitos diretamente na conta em que o benefício do INSS é recebido, com correção pelo IPCA, sem necessidade de informar dados bancários. Tudo será feito por via administrativa, sem ação judicial.
Para garantir celeridade no pagamento aos aposentados e pensionistas que foram lesados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para o Ministério da Previdência Social. O texto foi publicado no Diário Oficial da União do dia 17 de julho .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte