População agora pode acompanhar ações do ProManguezal via WhatsApp do MMA
Lançamento marca comemoração do Dia Internacional de Conservação dos Manguezais. Celebração inclui ainda a divulgação de vídeo sobre a importância desse ecossistema para a regulação climática

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou um canal de WhatsApp para divulgar as ações do Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais do Brasil (ProManguezal). O recurso permitirá o compartilhamento de notícias, agenda de eventos, conteúdos educativos, campanhas e outros temas relacionados ao programa. A divulgação ocorre em comemoração ao Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema do Manguezal, celebrado neste sábado (26/7).
Clique aqui para entrar no canal.
A comemoração também é marcada pelo lançamento de um vídeo realizado pelo projeto TerraMar com uma apresentação do ProManguezal. No vídeo, o pescador Francisco conversa com a gestora ambiental Ana sobre a importância dos manguezais para as comunidades tradicionais, a biodiversidade, a proteção das zonas costeiras e o enfrentamento às mudanças do clima.
Assista ao vídeo completo no canal do Youtube do MMA .
O TerraMar é coordenado pelo MMA e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Defesa do Consumidor da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
O ProManguezal foi instituído, em junho de 2024, pelo Governo Federal para definir diretrizes, eixos de implementação e linhas de ação para conservação, recuperação e uso sustentável desses ecossistemas. O Brasil possui, aproximadamente, 1,4 milhão de hectares de manguezais, situados entre os estados do Amapá e Santa Catarina. Além disso, o Brasil apresenta a maior faixa contínua desse ecossistema do mundo.
Os manguezais têm um papel importante na mitigação da mudança do clima, apesar de representarem menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo. Isso porque os solos dos manguezais são sumidouros de carbono altamente eficazes, retendo grandes quantidades de carbono e impedindo-o de entrar na atmosfera.
“Contamos com a participação de todos e todas para fortalecer a rede de cuidado dos manguezais, que são ecossistemas reconhecidos por sua alta biodiversidade, essenciais no enfrentamento aos impactos das mudanças do clima e no sustento de milhares de pescadores e pescadoras artesanais, que deles extraem não apenas recursos produtivos, mas também tradição e identidade”, salientou a diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do MMA, Ana Paula Prates.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte