Educação

Museu Nacional do Rio renasce após incêndio e volta a receber visitantes

Nesta quarta (2/6), museu reabre, após reconstrução que envolveu o poder público e setor privado. Ministro da Educação, Camilo Santana visitou patrimônio nacional

Agência Gov
02/07/2025 11:55
Museu Nacional do Rio renasce após incêndio e volta a receber visitantes
Diogo Vasconcellos (MN/UFRJ)
Camilo Santana visitou o Museu Nacional no último dia 30

O Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou a reabertura temporária para a visitação do local. O anúncio foi feito na segunda-feira, 30/6, e contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana. Esta será a primeira visitação do público após o incêndio que atingiu o Museu em 2018.

A abertura ao público começa nesta quarta (2/6). A programação especial “Entre Gigantes – uma Experiência no Museu Nacional” convida o público a acessar três ambientes internos do Museu, no Paço de São Cristóvão. Em um deles é possível observar os avanços no restauro do Palácio. O visitante também poderá apreciar o meteorito Bendegó e o esqueleto de uma baleia cachalote, com 15,7 metros de comprimento, afixada na clarabóia do edifício. Obras do artista visual Gustavo Caboco também estão expostas. 

A exposição gratuita, que ficará aberta ao público por dois meses, é apresentada pelo Museu Nacional e os parceiros do projeto Museu Nacional Vive — cooperação técnica entre a UFRJ, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Instituto Cultural Vale.

O trabalho de reconstrução do Museu Nacional ocorre em etapas e o ministro da Educação, Camilo Santana o tem acompanhado de perto. Já foi repassado pelo MEC o montante de R$ 50,6 milhões para a reconstrução do museu em 2023 e 2024. A intenção do Governo Federal, sob orientação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é envolver parceiros estatais e privados, garantir os recursos no menor prazo possível e finalizar as obras para visitação pública até 2026. O ministro afirmou que é aguardada também a participação e apoio da Petrobras.

Este é um espaço educacional e científico que vai gerar oportunidades para os brasileiros e para a população do Rio de Janeiro. Vamos entregar esse importante patrimônio ao povo brasileiro”, afirmou Santana.


Clique na imagem e assista a reportagem no Brasil em Dia:

camilo_museu3.jpg


Juntamente com a restauração, novos sistemas de segurança estão sendo adicionados ao prédio, como chuveiros automáticos, sprinklers, além de outros exigidos pelas normas de proteção, evitando qualquer perigo de novos incêndios ou danos ao prédio.

“O Museu Nacional vai muito além deste grande palácio histórico, com estas exposições. É a primeira instituição de pesquisa do país. Desde sua criação, é também uma instituição de ensino e extensão universitária. A comunidade do Museu trabalhou muito ao longo destes anos de reconstrução e tem resistido e se envolvido com a alma para a gente reabrir, para a gente continuar as nossas atividades”, afirmou a vice-diretora do MN, Andrea Costa.

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte